O presidente cessante da FAF, Pedro de Morais Neto, deixa o órgão na véspera de Natal, após dirigir a instituição desde 2011, ano em que o atual líder da Lista A, Artur Almeida e Silva, também concorreu à presidência.

Pedro Neto salientou que chegou o momento de deixar que outros façam melhor à frente do órgão. Contudo, esperam-se melhorias no futebol nacional, com realce para a seleção principal, as Palancas Negras.

Recorda-se que o general e antigo embaixador de Angola na Zâmbia, Pedro Neto, substituiu na FAF Justino Fernandes, mas dirigiu a instituição com pouco sucesso, num período de cinco anos e seis meses.

Por outro lado, José Luís Prata, atual líder da lista B, também já pertenceu aos órgãos sociais da Federação, ao passo que o candidato da lista C, Osvaldo de Oliveira ‘Jesus’, antigo jogador do Petro de Luanda, foi vice-presidente do elenco que terminou recentemente o mandato.

Além disso, Jesus trabalhou com o antepenúltimo e penúltimo presidente da Federação Angolana da Modalidade, ocupando o mesmo cargo de direção.

Nos bastidores, diz-se que Luís Prata está mais próximo da vitória, mas como cada candidato tem a sua estratégia e história, os associados preferem votar e esperar pelo resultado final, apesar de já terem a sua suspeita sobre quem vencerá.

O presidente reeleito da Associação Provincial de Futebol de Luanda, Domingos Tomás, que já presidiu o Conselho Central de Árbitros da FAF, espera que as eleições decorram sem sobressaltos.

‘’A vida é dinâmica, por isso, nem sempre o que fizemos é positivo ou negativo. Mas com as opiniões dos outros pode-se encontrar as melhores soluções’’, frisa o homem forte da APFL, cargo que ocupa após três mandatos consecutivos.

Presidentes que passaram na FAF:

1979/1984 - Eduardo dos Santos;
1984/1990 - Luís G. dos Santos;
1990/1991 - José Fernandes;
1992/1996 - Armando Machado;
1996/2000 - Armando Machado;
2000/2004 - Justino Fernandes;
2004/2008 - Justino Fernandes;
2008/2011 - Justino Fernandes;
2011/2016 - Pedro Neto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.