O campeonato angolano de futebol, Girabola, está parado devido o desafio da selecção angolana, no domingo, às 16 horas, diante do Madagáscar, em Antananarivo, jogo referente ao apuramento para o Campeonato Africano das Nações (CAN 2017), a ter lugar em Libreville, no Gabão.

Em 69 derbys no campeonato angolano de futebol, Girabola, desde 1980, o Petro de Luanda, venceu 30 jogos, ao passo que o 1º de Agosto, somou 20 vitórias e empatou em 19 encontros.

A turma petrolífera e militar preparam-se para o derby número 70 do campeonato, agendado para o dia 12 de Setembro, às 16 horas, no Estádio 11 de Novembro, com a capacidade para acolher 50 mil almas.

No desafio da primeira volta do campeonato, os dois conjuntos da província de Luanda empataram por uma bola, no Estádio 11 de Novembro, em desafio da 10ª jornada.

Entretanto, para o derby da 25ª jornada nenhuma das agremiações assume o favoritismo, mas o 1º de Agosto está a praticar o melhor futebol em relação ao adversário, que não luta pela conquista do título nesta época.

Nesta altura, os rivais aproveitam a pausa do campeonato para realizarem jogos de controlos, com o objectivo de corrigirem as falhas para fortificarem as suas estratégias de jogo.

Depois do derby mais importante da competição doméstica, os petrolíferos deslocarão para o Estádio dos Coqueiros, onde também medirão forças com o Kabuscorp do Palanca, enquanto os militares vão receber o Interclube, no Estádio 11 de Novembro.

Na tabela classificativa do Girabola, o 1º de Agosto ocupa a quarta posição com 42 pontos, ao passo que o Petro de Lunda está em sétimo lugar com 31 pontos.

Dos 69 derbys já disputados desde 1980, os petrolíferos têm vantagem, pois, venceram 30 desafios, enquanto os militares somaram 21 vitórias e empataram em 19 encontros.

Com 15 troféus, os petrolíferos são os mais titulados do Girabola, pese embora o seu principal rival conquistou o troféu na primeira edição da prova, em 1979, pois, é a segunda equipa mais titulada com nove troféus.

As duas equipas angolanas tornaram-se rivais, em 1980, ano em que o Petro começou a competir no campeonato, apesar do 1º de Agosto disputar a competição dois anos depois da sua fundação, em 1977.