O Progresso do Sambizanga valorizou um dos maiores clássicos do Girabola, ao triunfar sobre o 1º de Agosto, por 2-1, em jogo da sétima jornada do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, vulgo Girabola, disputado domingo, no estádio da Cidadela, em Luanda.

Mais ousados desde o início, os sambilas deram a volta ao resultado quando aos 18 minutos perdiam por uma bola, com golo marcado por Agostino Kalulika. Os tentos da virada foram rubricados por Viet e Chico, deixando em euforia os fervorosos adeptos da turma progressista.

Num desafio marcado por excesso de cartões, num total de sete, incluindo um vermelho, apesar da entrada determinante dos jogadores do Sambizanga foi o médio da equipa militar a inaugurar o marcador de bola parada, na cobrança de uma falta próxima da área direita do adversário. Ainda aos 20 minutos, Fissy foi incapaz de dar sequência a uma jogada perigosa do seu conjunto.

Em resposta, Capuco por pouco desvia um cruzamento de um dos seus companheiros, e Yano remata forte por cima da baliza do 1º de Agosto. A meia hora do desafio, o Progresso remete o seu oponente ao seu reduto mais recuado e o mesmo Capuco faz a bola embater no travessão da baliza dos contrários. Nesta fase, protagonizam um autêntico festival de falhanços.

O 1º de Agosto altera o seu plantel com entrada do médio Dieu para o lugar do lesionado Simão, aos 38 minutos. Na sequência, Mano iguala para o Progresso, aproveitando da melhor forma uma certa desatenção dos defesas contrários.

Nesta senda, o confronto chega ao intervalo com o resultado repartido. No reatamento, o Progresso volta a ofensiva. Alfred rende Pataca no ataque agostino, e o árbitro Sabino de Carvalho anula golo da formação sambila, por posição irregular de Mano. Aos 60, Viet entra para o posto do avançado de Capuco.

Volvidos mais seis minutos, Chico dá vantagem aos progressistas, num forte remate de fora da área, sem hipóteses de defesa para o guarda-redes Hugo. Aos 68, Matumona não consegue converter a cobrança de um castigo máximo contra o Progresso, defendido pelo guardião Lambito, depois de mão à bola de um adversário na área.

Aos 70, Papel substitui Kalulika, na zona intermédia do 1º de Agosto, que ainda beneficia da expulsão de Mano do Progresso, por acumulação de cartões amarelos. Já na fase derradeira, O atacante Ito rende Yano e Sawu entra para o lugar de Chico, na equipa Sambila, que sai vitoriosa do grande derby da capital do país.      

Com este resultado, o Progresso subiu do 12º para o oitavo lugar da classificação com nove pontos, ao passo que o 1º de Agosto, apesar da derrota, mantém-se no segundo posto com 13 pontos. O campeonato é liderado pelo Kabuscorp com 19 pontos.