O Atlético Sport Aviação (ASA) foi incapaz de aproveitar a superioridade numérica, ao consentir derrota diante do Progresso Associação Sambizanga, por 1-2, em jogo da quinta jornada do Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão (Girabola), disputado este domingo, no Estádio da Cidadela, em Luanda.

Numa partida sob o signo do equilíbrio, dado o desempenho dos contendores nos dois períodos, os golos foram apontados pelos progressistas Calú e Amáncio, aos seis e 24 minutos, reduzido pelo aviador Guelor, aos 69.    

Mesmo jogando sem uma das suas unidades, após expulsão de Viet por acumulação de cartões amarelos, no início da segunda parte, quando já detinham uma vantagem de duas bolas, os sambilas que inicialmente tomaram as rédeas do desafio não se abalaram com as investidas da formação do aeroporto.

Na sequência de maior determinação, os comandados do treinador Lúcio Antunes inauguram o marcador num cabeceamento de Calú, em desvio de um cruzamento da cobrança de falta do lado direito da baliza do ASA.

Em resposta os aviadores obrigam a uma defesa arrojada do guarda-redes sambila Vozinha, aos 10 minutos.

Decorridos 24 minutos, Amâncio amplia para o Progresso, num remate de pé esquerdo de fora da área adversária, sem hipóteses de defesa do guardião Oliveira, que apenas vê a bola a mexer as redes da sua baliza. Apesar disso, os pupilos do treinador Ernesto Castanheira continuaram a incomodar o reduto contrário. O progressista Mano, em posição privilegiada, não consegue dar sentido positivo ao esférico, aos 35. Nesta toada, a partida chega ao intervalo com vantagem do Progresso.

No reatamento, Avex e Dani rendem Matias e Júnior, no sector intermédio do ASA. Do lado contrário, entrada do Brasuca no de Mano, aos 54 minutos.

Já no minuto 60, aproveitando da melhor forma uma desatenção e relaxamento da turma sambila, o inconformado Guelor penetra na área opositora e desfere um forte remate que reduz a diferença no marcador do encontro, galvanizando mais os seus companheiros na procura da igualdade.

Aos 72, Eurico substitui Amarildo no ASA e o avançado Yano é trocado por Luís. Ainda, aos 87, Ito vai para o posto de Amâncio, na zona ofensiva desta equipa, que encontra algumas dificuldades para travar o maior ascendente dos aviadores, que se mostram bastante perdulários da na fase derradeira do encontro.        

Com este resultado, num confronto ajuizado pelo árbitro Armando da Silva, o ASA continua na 16ª e última posição, com apenas um ponto, ao passo que o Progresso é o quarto classificado, com 10, numa prova liderada pelo Kabuscorp do Palanca, que tem 13.