O novo treinador do Atlético Sport Aviação (ASA), Roberto Oliveira do Carmo "Robertinho", garantiu hoje, em Luanda, estar a realizar um trabalho estruturado visando dotar a equipa de capacidade que lhe permite encarar o futuro com tranquilidade.

Em declarações à Angop, no âmbito da preparação da temporada desportiva de 2015, a iniciar no próximo dia 4 de Fevereiro, com a disputa da Supertaça, o técnico brasileiro afirmou que a união da juventude e a experiência constitui o pressuposto fundamental para os objectivos do clube.

“Aceitei o convite de trabalhar no ASA tendo em conta os objectivos dos dirigentes do clube, que passam por formar uma equipa sólida, valorizando a base de casa, com um melhor aproveitamento dos jogadores mais experientes, para que possamos encarar o
Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Girabola) e Taça de Angola com determinação competitiva e a tranquilidade necessária”, disse.

Acrescentou que, aliado a acções formativas nos escalões inferiores, consubstanciados na valorização e lançamento de talentos, o projecto em curso tem como finalidade chegar o mais próximo dos líderes das provas internas, com um plantel dotado de capacidade
técnica e competitiva a enfrentar qualquer adversário, sempre em busca de resultados positivos.

“Estamos engajados a formar e lançar os jovens, sem descurar os mais experientes, tendo em conta os objectivos na competição interna, procurando não sofrer no final do campeonato. Queremos chegar mais próximo dos primeiros classificados, apesar de estarmos a estruturar o clube para o futuro. O trabalho é para que o ASA seja respeitado, em função da estratégia pragmática da sua direcção”, frisou.

Quanto ao Girabola, "Robertinho", que assinou um contrato de dois anos com os aviadores, considerou-o de muito competitivo, despontando na prova vários talentos, a precisarem de mais trabalho de formação, um público entusiástico e apoiante, bem como
equipas com defeito de deixarem para o fim aquilo que deviam resolver no princípio da disputa.

Com vista ao Girabola2015 e Taça de Angola, a turma aviadora tem ainda marcado um estágio de 23 dias, no Centro de Treinamento João Havelange, na cidade brasileira do Rio de Janeiro, a partir de 18 deste mês. Constam da preparação, jogos amistosos
agendados com equipas do Fulminense, Vasco, Resende, entre outras.

Actualmente, em sessões diárias no campo Joaquim Dinis “Brinca N'área”, a pré-época, iniciada segunda-feira, incidem nos aspectos físicos e técnicos, com exercícios de resistência, força e velocidade (utilização de bola).

Na temporada transata, o ASA, orientado pelo técnico angolano Samy Matias, esteve à beira da despromoção, em resultado de crise administrativa e financeira. O clube é presidido por Elías José.

Considerado melhor treinador do brasileirão em 2002, esteve no país a observar os últimos quatro jogos dos aviadores no campeonato passado (Girabola2014). O ASA ocupou a 12ª posição, com 30 pontos,o Recreativo do Libolo do Cuanza Sul foi campeão nacional. A Taça de Angola ficou com o Benfica de Luanda.

De 54 anos, Roberto Oliveira Gonçalves do Carmo já treinou clubes no Brasil, com realce para o Fluminense, Pelotas, São Bento, América e Rio Branco. O brasileiro terá o desafio da direcção do ASA de colocar a equipa entre as cinco melhores no Girabola2015.