A equipa que irá substituir o Benfica de Luanda no Girabola 2017, a iniciar a 10 de fevereiro, vai ser encontrada num torneio a ser disputado, em Luanda, entre as três formações que baixaram de divisão no último campeonato e duas do escalão secundário, informou esta quarta-feira a Federação Angolana de Futebol (FAF).

A informação foi dada a conhecer pelo presidente do conselho técnico desportivo da FAF, Jeremias Simão, numa conferência de imprensa, tendo referido que a prova, denominada liguilha, ainda não tem data fixada, mas pode acontecer a qualquer altura e em nada vai atrapalhar o arranque do Girabola2017.

As equipas do escalão secundário são aquelas que estiveram próximas da subida à primeira divisão, nomeadamente Sporting de Cabinda e Domante FC do Bengo, que se juntam ao 1º de Maio de Benguela, 4 de Abril do Cuando Cubango e Porcelana do Cuanza Norte numa prova a ser disputada no sistema todos contra todos a uma volta, sendo vencedora aquela que somar o maior número de pontos.

Segundo o responsável da FAF, a realização da liguilha depende apenas do pronunciamento dos clubes, que já foram notificados esta terça-feira pelo conselho técnico desportivo.

Referiu que a federação acolheu a saída do Benfica, mas o clube arrisca-se a alguma sanção cuja aplicação cabe ao conselho de disciplina, uma vez que o regulamento não prevê situação do género.

A saída do Benfica de Luanda foi oficialmente tornada pública, terça-feira, alegando como estratégia da direção a necessidade de incidir, doravante, todos os recursos humanos, financeiros e logísticos à disposição das camadas de formação, uma vez que a participação no Girabola nos dias atuais fica muito dispendiosa e sem recompensas.

O Benfica de Luanda participou pela primeira vez num Girabola em 1998 e alcançou a quarta posição. Em 2009 teve a sua melhor classificação, o terceiro lugar, enquanto no Girabola2016 ficou na sexta posição com 44 pontos.