A transmissão dos jogos do campeonato angolano de futebol da primeira divisão (Girabola2016) pela operadora televisiva Zap tornou a prova mais atraente, competitiva e com qualidade, afirmou à Angop o chefe de departamento provincial dos desportos, Zeferino Menezes.

Fazendo um rescaldo da prova em que o 1º de Agosto conquistou o 10º título, Zeferino Menezes disse ter notado maior entrega dos futebolistas face à visibilidade que a Zap proporcionou.

Acrescentou que o primeiro ano de parceria com a operadora elevou a atração dos amantes da modalidade, principalmente na segunda volta da competição.

Considerou de "extremamente positivo e consensual" o título conquistado pelo 1º de Agosto face à qualidade futebolística individual e coletiva, e o investimento em infra-estruturas.

O responsável lamentou a despromoção do primodivisionário 4 de Abril do Cuando Cubango, por dificuldades financeiras, do 1º de Maio de Benguela, além do Porcelana FC do Kwanza Norte.

Destacou ainda a competividade assistida na ponta final da prova, tanto para o alcance do pódio, como na fuga à despromoção, fazendo do Girabola2016 a edição mais competitiva de sempre.

O Girabola2016 foi ganho pelo 1º de Agosto, com 66 pontos, seguido do Petro de Luanda (64) e Recreativo do Libolo (60). 4 de Abril do Cuando Cubango (31), Porcelana FC do Kwanza Norte (18) e 1º de Maio de Benguela (29), desceram de divisão.