Maciel, antigo jogador brasileiro, agora com 44 anos, que fez parte do plantel do FC Porto ano ano em que os dragões conquistaram a Liga dos Campeões, em 2004, às ordens de José Mourinho, com quem tinha já trabalhado no U.Leiria, recordou os tempos vividos sob as ordens do treinador português.

"Mourinho foi uma pessoa fantástica na minha carreira. Aprendi muito com todo o seu conhecimento. Tudo aquilo que hoje se diz sobre intensidade, pressão ou treino reduzido já ele fazia connosco", começou por dizer em declarações ao GloboEsporte.

"Recebíamos relatórios nas vésperas dos jogos com informação sobre cada atleta da outra equipa. Eu, que jogava pela ponta, recebia o scout do lateral adversário. No campo, deixava os jogadores mais soltos em campo, mas com a obrigação de cumprir a estratégia definida no jogo", prosseguiu.

Maciel destacou também a relação especial do 'Special One' com os jogadores fora dos relvados. "Foi um treinador que sempre deu abertura aos atletas para perguntarem tudo sobre treinos e jogos. Para mim sempre foi como um pai. Ajudou-me em várias situações dentro e fora do campo e tinha o poder de fazer um jogador mediano virar um craque. Era amigo e aberto a qualquer tipo de conversa, mas sempre com disciplina e regras para serem cumpridas. Deixava os atletas à vontade - podia fazer churrasco em casa ou beber cerveja, mas sem excessos", lembrou.