A France Football divulgou, esta sexta-feira, a lista de 30 jogadores nomeados para a Bola de Ouro, prémio referente ao melhor jogador do mundo de 2022. Lionel Messi, vencedor na época passada e recordista de galardões, está fora dos eleitos pela primeira vez desde 2005.
Uma temporada discreta na estreia pelo Paris Saint-Germain (11 golos e 14 assistências em 34 jogos) acabou por afastar o argentino dos nomeados, tal como Neymar, terceiro classificado em 2015 e 2017.
Portugal conta com quatro futebolistas entre os nomeados. Rafael Leão (AC Milan) é a grande novidade, depois de ter sido eleito o melhor jogador da Serie A, na qual fez 11 golos e 10 assistências, ajudando o AC Milan a sagrar-se campeão italiano 11 anos depois.
Já Cristiano Ronaldo, vencedor da distinção cinco vezes, faz parte dos nomeados pela 19.ª época consecutiva, desde 2004. O avançado anotou 24 golos e três assistências em 38 partidas pelo Manchester United, mas não festejou qualquer título coletivo. Em 2021 foi sexto classificado, ficando arredado do pódio pela primeira vez desde 2010.
Depois de mais uma época com o título da Premier League, João Cancelo e Bernardo Silva (Manchester City) também integram a lista da France Football, com este último a ser identificado pela publicação francesa como... brasileiro. O erro acabaria por ser corrigido minutos mais tarde.
Entre os nomeados estão também Luis Díaz, que trocou o FC Porto pelo Liverpool em janeiro, e Darwin Nuñez, que reforçou o Liverpool proveniente do Benfica.
Confira os nomeados à Bola de Ouro
Entre os 30 nomeados estão também cinco campeões europeus pelo Real Madrid: Casemiro, Karim Benzema, Luka Modric, Thibaut Courtois e Vinícius Júnior. Robert Lewandowski, recentemente transferido para o Barcelona, sobressai na lista como vencedor da Bota de Ouro em 2021/22, com 35 golos em 34 jogos ao serviço do Bayern Munique.
A Bola de Ouro é entregue a 17 de outubro, em Paris. O sucessor de Lionel Messi será conhecido através de novos métodos de avaliação, que vão passar a ter em conta a temporada desportiva em vez do ano civil. Esse paradigma aplica-se também ao galardão feminino, ganho em 2021 pela espanhola Alexia Putellas, uma das 20 finalistas anunciadas para 2022, a par de cinco campeãs continentais de clubes pelo Lyon e três de seleções com a Inglaterra.
Nuno Mendes, lateral do Paris Saint-Germain, repete a nomeação para o prémio Kopa, que elege o melhor jogador sub-21 do mundo. Quarto classificado em 2021, o ex-jogador do Sporting vai concorrer este ano com os alemães Florian Wirtz (Bayer Leverkusen), Jamal Musiala (Bayern) e Karim Adeyemi (Dortmund), o croata Josko Gvardiol (Leipzig), o espanhol Gavi (Barcelona), o francês Eduardo Camavinga (Real Madrid), os ingleses Bukayo Saka (Arsenal) e Jude Bellingham (Dortmund) e o neerlandês Ryan Gravenberch (Bayern).
Sem representação nacional continua o Troféu Lev Yashin, que reconhece desde 2019 o melhor guarda-redes mundial e foi atribuído em 2021 a Gianluigi Donnarumma (Paris Saint-Germain), desta vez fora dos 10 eleitos, ao contrário de Jan Oblak (Atlético Madrid) e de Ederson (Manchester City), que jogaram em Portugal.
Confira os restantes nomeados
Bola de ouro feminina:
Ada Hegerberg, Nor (Lyon)
Aitana Bonmatí, Esp (FC Barcelona)
Alex Morgan, Eua (San Diego Wave)
Alexandra Popp, Ale (Wolfsburgo)
Alexia Putellas, Esp (FC Barcelona)
Asisat Oshoala, Ngr (FC Barcelona)
Beth Mead, Ing (Arsenal)
Catarina Macario, Eua (Lyon)
Christiane Endler, Chi (Lyon)
Fridolina Rolfo, Sue (FC Barcelona)
Lena Oberdorf, Ale (Wolfsburgo)
Lucy Bronze, Ing (FC Barcelona)
Kadidiatou Diani, Fra (Paris Saint-Germain)
Marie-Antoinette Katoto, Fra (Paris Saint-Germain)
Millie Bright, Ing (Chelsea)
Samantha Kerr, Aus (Chelsea)
Selma Bacha, Fra (Lyon)
Trinity Rodman, Eua (Washington Spirit)
Vivianne Miedema, Hol (Arsenal)
Wendie Renard, Fra (Lyon)
Melhor futebolista sub-21:
Bukayo Saka, Ing (Arsenal)
Eduardo Camavinga, Fra (Real Madrid)
Florian Wirtz, Ale (Bayer Leverkusen)
Gavi, Esp (FC Barcelona)
Jamal Musiala, Ale (Bayern Munique)
Josko Gvardiol, Cro (Leipzig)
Jude Bellingham, Ing (Borussia Dortmund)
Karim Adeyemi, Ale (Salzburgo/Borussia Dortmund)
Nuno Mendes, POR (Paris Saint-Germain)
Ryan Gravenberch, Hol (Ajax/Bayern Munique)
Melhor guarda-redes:
Alisson Becker, Bra (Liverpool)
Ederson, Bra (Manchester City)
Édouard Mendy, Sen (Chelsea)
Hugo Lloris, Fra (Tottenham)
Jan Oblak, Esl (Atlético de Madrid)
Kevin Trapp, Ale (Eintracht Frankfurt)
Manuel Neuer, Ale (Bayern Munique)
Mike Maignan, Fra (AC Milan)
Thibaut Courtois, Bel (Real Madrid)
Yassine Bounou, Mar (Sevilla)
Comentários