É mais uma revelação do caso Paradise Papers, que denuncia o investimento em offshores e fuga ao fisco por parte de figuras públicas. Fede Cartabia, jogador do Valência que passou pelo SC Braga e José Antonio Lopetegui, irmão do ex-treinador do FC Porto e selecionador de Espanha estarão envolvidos neste caso.

Segundo avança a televisão espanhola La Sexta, estes dois nomes do desporto estarão ligados a sociedades sediadas em Malta e nos Barbados.

Assim, Fede Cartabia surge nos documentos do caso como acionista de uma sociedade em Malta. Em concreto, tem uma participação na sociedade 'Cirera Investments Limited'.

A companhia foi registada a 1 de agosto de 2013, cinco dias depois de Cartabia se estrear pelo Valência num amigável com o AC Milan. A sociedade estaria a ser gerida por outra empresa proprietária de Igmasa Management, o grupo empresarial situado em Barcelona e liderado pelo consultor Ignasi Maestre Casanovas.

Contactado pelo órgão de comunicação social, Cartabia revelou não conhecer a sociedade.

Por outro lado, José Antonio Lopetegui, irmão do selecionador de Espanha e antigo técnico do FC Porto, figura como diretor de uma sociedade sediada nos Barbados. Lopetegui dirige a sociedade 'JLG Holding Inc.'.

Esta empresa foi registada a 1 de abril de 2016 e o endereço que consta nos detalhes da companhia coincide com as outras sociedades de Lopetegui em Espanha. No entanto, José Lopetegui não é conhecido apenas por ser irmão de Julen Lopetegui.

O empresário também é conhecido por ter presidido quatro das empresas que geriam o património e direitos do tenista Rafa Nadal. O canal espanhol também tentou contactar Lopetegui, que preferiu não fazer declarações.