A UEFA vai reunir, esta terça-feira, com os representantes das suas 55 federações, num encontro que terá também a presença dos directores da Associação Europeia de Clubes e das Ligas Europeias, e de um representante da FIFPro. O objetivo é abordar e debater o atual momento complicado que se vive no futebol europeu, com as paragens de todas as provas de futebol na UEFA e também em quase todas as ligas, devido ao surto de coronavírus que assola a Europa.
Com o futebol parado, são mais as dúvidas que certezas sobre o que irá acontecer daqui para a frente. O surto de Covid-19 ainda não atingiu o pique nos países assolados pela epidemia, pelo que ninguém sabe quando iremos voltar a ter futebol.Com todas estas dúvidas, fica por esclarecer como se proceder em relação às várias ligas, já que não haverá espaço nos calendários para realizar os jogos que faltam.
Uma das soluções poderá passar por assumir a classificação no momento da paragem, algo que terá de ter sempre a aprovação dos clugbes. Outra pode ser vários play-off para determinar os campeões, os emblemas que vão às provas da UEFA e os que descem de divisão. Outra hipótese poderá passar por anular as provas desta época e começar tudo de novo, em agosto.
Antes de se chegar a uma decisão sobre o que fazer, recorde como estavam os principais campeonatos europeus antes da paragem: quem estava em primeiro e em posição de campeão, quem estava em zona de Champions e Liga Europa e quem estaria em zona de descida.De recordar que nem todos os países adotam os mesmos métodos.
Na Liga Holandesa, por exemplo, os clubes classificados entre o 4.º e o 7.º posto lutam, num play-off entre si, para determinar o quarto e o quinto clube (caso o vencedor da Taça seja um dos dois clubes apurados para a Liga dos Campeões, isto, claro, se a final da Taça se realizar), lugares que dão acesso à Liga Europa.
Nas ligas inglesa, espanhola, alemã e italiana, os quatro primeiros apuram-se diretamente para a fase de grupos da Liga dos Campeões, os quintos apuram-se para a Liga Europa, que poderá ter ainda mais um representante, dependendo de quem ganha a Taça ou a Liga dos Campeões.
A Liga Francesa coloca duas equipas diretamente na Liga dos Campeões, a terceira entra na 3.ª pré-eliminatória de acesso à Liga Milionária.
Primeira Liga
1.º FC Porto
2.º SL Benfica
3.º SC Braga
4.º Sporting
5.º Rio Ave
Em zona de descida de divisão
17.º Portimonense
18. Desportivo das Aves
Premier League
1.º Liverpool
2.º Manchester City
3.º Leicester
4.º Chelsea
5.º Manchester United
6.º Wolverhampton
Em zona de descida de divisão
18.º AFC Bournemouth
19.º Aston Villa
20.º Norwich City
Liga Espanhola
1.º Barcelona
2.º Real Madrid
3.º Sevilha
4.º Getafe
5.º Real Sociedad
6.º Atlético Madrid
Em zona de descida de divisão
18.º Maiorca
19.º Leganès
20.º Espanyol
Liga Italiana
1.º Juventus
2.º Lázio
3.º Inter Milão
4.º Atalanta
5.º AS Roma
6.º Nápoles
Em zona de descida de divisão
18.º Lecce
19.º SPAL
20.º Brescia
Liga Alemã
1.º Bayern Munique
2.º Borussia Dortmund
3.º RB Leipzig
4.º Borussia M´gladbach
5.º Bayer Leverkusen
6.º Schalke 04
Em zona de descida de divisão
16.º Fortuna Düsseldorf
17.º Werder Bremen
18.º SC Paderborn 07
Liga Francesa
1.º PSG
2.º Marselha
3.º Rennes
4.º Lille
5.º Reims
Em zona de descida de divisão
18.º Nimes
19.º Amiens
20.º Toulouse
Liga Holandesa
1.º Ajax
2.º AZ Alkmaar
3.º Feyenoord
Em zona de descida de divisão
16.º Fortuna Sittard
17.º ADO Den Haag
18.º RKC Waalwijk
Comentários