Luis de la Fuente orienta a seleção principal da Espanha desde 2023, sendo promovido da seleção de sub-21, que orientava desde então. Depois disso, no verão de 2024 guiou mesmo a Espanha à conquista do EURO 2024, na Alemanha. Mas, sabe-se agora, o seu contrato ainda não foi revisto e o técnico ainda ganha o mesmo que ganhava quando orientava os sub-21.

"Não é normal que um campeão da Europa esteja sem contrato. Não sei se com o Luis Enrique teria acontecido o mesmo. Tive propostas, o que é normal. O que não é normal é que o treinador do campeão da Europa em título esteja sem contrato. Não sei se alguma vez na história isto aconteceu. Tenho as mesmas condições que tinha quando me passaram para a seleção de sub-21. Teria sido justo ter já assinado contrato", afirmou Luis de la Fuente em declarações à Cadena SER.

Luis de la Fuente está ligado à Real Federação Espanhola de Futebol desde 2013, quando assumiu o leme da seleção sub-19, que também conduziu ao título europeu da categoria, em 2015. Depois, em 2018 passou para o comando da seleção de sub-21, onde se sagrou igualmente campeão europeu, em 2019.