O Observatório do futebol debruça-se sobre a avaliação aos 100 melhores guarda-redes do mundo no decorrer do último ano.

Os guardiões mais destacados são Gianluigi Donnarumma (PSG) que lidera o estudo, seguindo-se o suíço Yann Sommer (PSG) e o belga Thibaut Courtois (Real Madrid), no segunda e terceira posição, respetivamente.

Há dois guardiões fora das 'big 5' presentes no top-10: são eles Stanislav Agkatsev (FK Krasnodar) e o veterano brasileiro João Ricardo (Fortaleza EC). De acordo com o Wyscout, os dois jogadores são ainda os guarda-redes no top-10 cuja percentagem de defesas mais excederam as espetativas no que diz respeito aos golos concedidos pelas suas equipas.

Em termos médios, ao nível da idade, os guardiões do top 100 contam com uma média de idades de 29,9. No top-100, o guardião mais velho é Remko Pasveer (AFC Ajax), com 41,4 anos de idade. Os mais novo são Ármin Pécsi com 20,1 anos (Puskás Akadémia) e Slawomir Abramowicz com 20,8 anos (Jagiellonia Bialystok)

O índice é baseado no nível demonstrado nas partidas disputadas, de acordo com os resultados das partidas: É ainda tido em conta o desvio na percentagem de defesas na liga nacional em comparação com o valor esperado, considerando o poderio ofensivo das respetivas equipas. Apenas guarda-redes com diferença positiva neste último critério marcam presença no ranking (mínimo de 20 partidas da liga nos últimos 365 dias).