Mais um episódio insólito no futebol turco. O Fenerbahçe entrou em campo na Supertaça da Turquia diante do Galatasaray, este domingo, com a equipa de sub-19, em virtude de a federação de futebol do país não ter escolhido árbitros estrangeiros para apitar a partida.
Com apenas um minuto de jogo, os jovens jogadores permitiram que Mauro Icardi marcasse para o Galatasaray e, de seguida, abandonaram o relvado. Na tribuna VIP, os dirigentes do Fenerbahçe bateram palmas pela decisão. Pouco tempo depois a federação turca confirmava a vitória do Galatasaray.
"É hora de colocar as coisas no seu seu lugar no futebol turco", declarou o presidente do Fenerbahçe, Ali Koç, em conferência de imprensa antes do jogo em Sanliurfa.
Afirmando que vários títulos "escaparam" ao Fenerbahçe de forma duvidosa, Koç denunciou a existência de "uma rede oculta no futebol turco que, durante anos, decidiu o desenvolvimento do campeonato com a intermediação dos árbitros".
O Fenerbahçe exigiu que um árbitro estrangeiro apitasse a Supertaça e também solicitou o seu adiamento para se preparar melhor para o jogo da primeira-mão dos quartos de final da Liga Conferência, na quinta-feira, contra o Olympiakos da Grécia.
A Federação Turca de Futebol (TFF) puniu na última quarta-feira dois jogadores do Fenerbahçe após os atos de violência ocorridos no final de um jogo da liga disputado em Trabzon, por terem respondido às agressões de um grupo de adeptos do Tranzonspor que invadiu o relvado.
Durante a última semana, o Fenerbahçe juntou mais de 25 mil sócios junto ao seu estádio, todos a defender a que o clube deveria abandonar a liga turca.
O Galatasaray entrou em campo com a sua equipa principal neste domingo.
A partida estava inicialmente programada para o dia 29 de dezembro de 2023 em Riad (Arábia Saudita), mas foi adiada porque, à última da hora, as autoridades sauditas impediram que os jogadores usassem camisolas com mensagens políticas.
Ambas as equipas tinham acordado então realizar o aquecimento no relvado com a imagem de Mustafa Kemal Atatürk, fundador da Turquia moderna, para comemorar o centenário da República Turca.
Galatasaray e Fenerbahçe estão numa luta titânica pelo título na Liga Turca, a sete jornadas do fim. O Gala lidera com 84 pontos, o Fener tem menos dois, ao cabo de 31 jornadas.
*Artigo atualizado
Comentários