A FIFA já tinha mostrado interesse em alterar o formado do Mundial de Clubes e de criar um novo torneio de equipas que se realizasse de quatro em quatro anos, mas o jornal 'The Guardian' garante que neste momento a ideia de Gianni Infantino é outra.

Segundo o jornal, o presidente da FIFA pretende apresentar uma proposta em Ruanda, no Conselho da FIFA, que integre uma nova competição de clubes que se realizará anualmente. Os países dos principais campeonatos de futebol europeu podem apoiar a ideia de Infantino, mas a UEFA não está de acordo.

O organismo considera que este novo torneio poderia fazer concorrência à Liga dos Campeões, que é a mais rentável competição ao nível das equipas. A UEFA já tinha mostrado desagrado com a possível alteração do Mundial de Clubes - que passaria a ter 24 participantes -, e com a ideia de uma competição que substituísse a Taça das Confederações.

Estas propostas devem ser discutidas no Conselho da FIFA, marcado para esta semana, mas Gianni Infantino tem oposição à altura.