O Japão carimbou um lugar nos oitavos de final da Taça Asiática ao derrotar a Indonésia, nesta quarta-feira, por 3-1, resultado que garante à equipa a segunda posição do Grupo D, que terminou com o Iraque na liderança.

Os 'Samurais Azuis' abriram o marcador com dois golos do avançado Ayase Ueda (6' de grande penalidade e 52') e um golo contra de Justin Hubner (88'). Nos acréscimos, os indonésios reduziram ao marcar por Sandy Walsh (90'+1).

Com a vitória, o Japão encerra a fase de grupos com 6 pontos, três à frente da Indonésia, que ainda tem chances de se classificar como um dos quatro melhores terceiros colocados entre todos os grupos.

O líder do Grupo D foi o Iraque, classificado para os oitavos de final desde a segunda ronda e que, nesta quarta-feira, bateu o Vietnam por 3-2 num confronto eletrizante na reta final.

Os iraquianos venciam por 2-1 quando tiveram uma grande penalidade a favor no minuto 83, mas o avançado Aymen Hussein, que marcou dois golos na partida, mandou à trave.

Nos descontos, o Vietnam empatou com um golo de Nguyen Quang Hai (90'+1), mas ainda houve tempo de sair mais uma grande penalidade para o Iraque, e desta vez Hussein não desperdiçou (90'+12).