A Associação Mundial de Ligas de Futebol e a Federação Internacional de Jogadores Profissionais de Futebol (FIFPro) apelaram à FIFA para rever o calendário do novo Mundial de Clubes em 2025, sob pena de avançarem com processos judiciais.
Numa carta dirigida, em 02 de maio, ao presidente da FIFA, Gianni Infantino, a que a agência France-Presse teve hoje acesso, as Ligas e a FIFPro sustentam que o calendário das competições de futebol está agora "além da saturação".
O futuro Mundial de Clubes, disputado por 32 equipas, entre as quais Benfica e FC Porto, está agendado para decorrer entre 15 de junho a 13 de julho de 2025.
Os subscritores do apelo consideram que estas mudanças de calendário criaram “danos económicos” às ligas nacionais e levaram os jogadores “além dos seus limites”, razão pela qual pedem ao Conselho da FIFA que reprograme o Mundial de Clubes e reabra as discussões sobre o calendário internacional para o período até 2030.
“Se a FIFA se recusar a comprometer-se formalmente a resolver as questões acima referidas no seu próximo Conselho, seremos forçados a aconselhar os nossos membros sobre as opções que têm disponíveis, tanto individual como colectivamente, para proteger os seus interesses de forma proativa”, avisam as duas entidades na missiva enviada a Infantino.
Essas opções incluem, de acordo com os mesmos interlocutores, ações legais contra a FIFA, para as quais obterão o aconselhamento de um especialista externo ao futebol.
As Ligas e o sindicato acusam a FIFA de “tomar continuamente decisões unilaterais que beneficiam as suas próprias competições e interesses comerciais", ao mesmo tempo que "afetam negativamente as Ligas e os jogadores nacionais".
Comentários