O treinador português Miguel Cardoso guiou o Mamelodi Sundowns à conquista do oitavo campeonato seguido da África do Sul em futebol, o 15.º da história do emblema de Pretória, ao vencer hoje fora o Chippa United (3-0).

O golo de Iaraam Rayners logo a abrir, aos 11 minutos, e um ‘bis’ do brasileiro Arthur Sales (69 e 89), já no segundo tempo, fabricaram o triunfo na 30.ª jornada, que permitiu ao clube orientado pelo ex-técnico do Rio Ave festejar a conquista do cetro.

Quando falta apenas jogar a 29.ª ronda, o Mamelodi soma 70 pontos no primeiro lugar e já não pode ser ‘apanhado’ pelo segundo posicionado Orlando Pirates, que soma 55 e tem três jogos em atraso.

Este é o segundo título da carreira de Miguel Cardoso, de 52 anos, depois de ter conduzido o Espérance de Tunis à conquista do campeonato tunisino na época 2023/24.

O emblema sul-africano vai ainda disputar a final da Liga dos Campeões africanos diante dos egípcios do Pyramids, com a primeira mão agendada para 24 de maio e a segunda uma semana depois.

Integrado no Grupo F, com Ulsan Hyundai, Borussia Dortmund e Fluminense, o Mamelodi Sundowns vai também disputar o Mundial de Clubes, que vai decorrer entre 14 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos.