De regresso ao Qatar, mas agora para uma primeira experiência à frente do Al-Shamal, Nuno Almeida, de 52 anos, já sabe que vai reencontrar, no emblemático clube de Madinat ash Shamal, o avançado Baghdad Bounedjah, de 32 anos, goleador e máxima referência ofensiva do Al-Sadd nas últimos nove temporadas, com uma coleção invejável de títulos: 4 ligas, 1 taça da Liga, 4 taças do Emir, 2 taças do Catar e 1 supertaça do Catar.

O internacional argelino, tal como o treinador português, acaba de trocar o Al-Sadd pelo projeto do Al-Shamal (9.º lugar no último campeonato), assumindo-se desde logo como a mais surpreendente transferência do defeso.

Bounedjah tem a responsabilidade de fazer esquecer o internacional cabo-verdiano Ricardo Gomes, ídolo do Partizan, de Belgrado (Sérvia), e antigo avançado, entre outros, de Vizela, Vitória de Guimarães e Nacional da Madeira, que na primeira época no Catar assinou 14 golos e duas assistências em 27 jogos oficiais pelo Al-Shamal, tendo-se transferido, esta época, para o Al-Wakrah (4.º lugar na liga 2023/24), onde vai contar com o internacional angolano Gelson Dala, antigo jogador de Sporting e Rio Ave, como parceiro de ataque.

No Al-Shamal, Nuno Almeida volta a contar com Pedro Rebocho, 38 anos, como adjunto, depois de já terem trabalhado no Pharco (Egito) e Al-Sadd, a que se juntam Paulo Grilo, 55 anos, e que será o responsável pelo treino específico dos guarda-redes (tinha trabalhado com Paulo Sousa no Bordéis, seleção da Polónia e Flamengo), e Nuno Ribeiro, que vai tratar da parte física.

Antigo adjunto de Jesualdo Ferreira, com quem trabalhou no Sporting, SC Braga, Zamalek (Egito) - conquistou no clube do Cairo o campeonato e a Taça em 2014/15 -, e Al-Sadd (venceu todos os títulos e troféus locais entre 2016 e 2019, num total de quatro em quatro campanhas), Nuno Almeida teve a primeira experiência como treinador principal no Egito, em 2021/22, ao serviço do Pharco FC, tendo liderado o clube de Alexandria em duas épocas. Voltou ao Qatar, já este ano, para liderar o futebol do Al-Sadd nos títulos na liga e na Taça do Emir. O Al-Shamal é o próximo desafio.