Agora é oficial. Após terminar contrato com o FC Porto e participar no Campeonato da Europa pela Seleção Nacional, Pepe pendura as chuteiras, aos 41 anos. O veterano defesa central ainda recebeu sondagens de emblemas do Brasil, mas nenhuma apelativa para que continuasse nos relvados.

O internacional português anunciou a decisão através de um vídeo onde mostra todos os troféus conquistados, que fez acompanhar de uma emotiva mensagem.

"Quero agradecer a Deus por me ter dado sabedoria para poder seguir a minha jornada. Não posso deixar de agradecer a todos os presidentes que apostaram em mim para desempenhar o meu trabalho, a todos os funcionários dos clubes em que passei e da Seleção. Eles são a alma dos clubes. Quero agradecer também a todos os meus companheiros e treinadores que me fizeram crescer e competir e diariamente. A todos os adeptos, que são a alma do futebol e dos clubes. À minha mãe, que foi essencial na minha trajetória, por me ter deixado voar para o sonho de ser jogador profissional, a todos os meus amigos, familiares, à minha mulher, que foi o lar na minha ausência, aos meus filhos, por acreditarem em mim e serem um apoio. (...) Um abraço de gratidão a todos", afirmou Pepe.

O defesa conquistou 31 títulos ao longo da extensa carreira, entre os quais se destacam um Europeu por Portugal (2016) e uma Liga das Nações (2019).

Pepe despede-se com 290 jogos e 17 golos pelo FC Porto, que já tinha representado de 2004 a 2007, tendo conquistado quatro edições da I Liga, cinco Taças de Portugal, três Supertaças Cândido de Oliveira e uma Taça da Liga - fez parte da equipa vencedora da Taça Intercontinental em 2004, mas não foi utilizado na decisão perante o Once Caldas.

Entre esses dois períodos no Dragão, o defesa notabilizou-se com 13 troféus pelo Real Madrid (2007-2017), incluindo três Ligas dos Campeões e outros tantos campeonatos espanhóis, sendo que, depois, passou sem êxitos pelos turcos do Besiktas (2017-2019).

Nascido em Maceió, no Brasil, Pepe representa a seleção portuguesa desde 2007 e é o terceiro jogador com mais internacionalizações de sempre (139). No somatório, participou em 894 jogos, dos 141 com a camisola da seleção portuguesa. Em termos de golos foram 50, oito deles ao serviço de Portugal.

O último jogo da carreira foi a 5 de julho, em Hamburgo, na Alemanha, na derrota de Portugal com a França (0-0 no final do prolongamento, 5-3 no desempate por grandes penalidades), nos quartos de final do Euro2024.