A seleção portuguesa de futebol manteve-se hoje no nono lugar do ranking da FIFA, apesar de ter falhado a presença na ‘final four’ da Liga das Nações, numa lista que continua a ser liderada pelo Brasil

Numa altura em que cada vez mais se aproxima o Mundial 2022, é importante perceber a posição de Portugal no contexto do futebol mundial antes de, na prática, vermos qual a prestação da 'Equipa das Quinas' entre os restantes candidatos à prova de seleções.

Na última atualização da FIFA divulgada esta quinta-feira, Portugal mantém o nono lugar no ranking, mas com uma má notícia: os Países Baixos reforçam o oitavo posto e distanciam-se dos portugueses com 1694,51 pontos. A Dinamarca também aproxima-se mais do nono lugar.

O top-3 mantém entre Brasil, Bélgica e Argentina com agora a Itália a assumir o sexto lugar, anteriormente ocupado pela Espanha.

Portugal soma 1676,56 pontos e espera por uma melhor classificação na próxima atualização agendada para 22 de dezembro, já depois do Mundial do Qatar.

Dos adversários de Portugal no Grupo H do Mundial2022, a Coreia do Sul, orientada pelo treinador português Paulo Bento, segue no 28.º posto, ao passo que o Uruguai caiu para 14.º e o Gana para 61.º.

Entre as outras seleções lideradas por técnicos portugueses, o Irão, de Carlos Queiroz, subiu para 20.º, a Nigéria, de José Peseiro, caiu para 32.ª, e o Egito, de Rui Vitória, subiu para 39.º.

O Bahrain, treinado por Hélio Sousa, subiu para 85.º, e o Togo, orientado por Paulo Duarte, desceu para 127.º.

Em relação aos países africanos de língua oficial portuguesa, Cabo Verde continua a ser a única seleção no top-100, no 71.º lugar, seguida de Moçambique (114.º), Guiné-Bissau (116.ª), Angola (119.º) e São Tomé e Príncipe (186.º). Macau permanece em 182.º e Timor-Leste subiu para 198.º.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.