Houve golos portugueses em Inglaterra, Itália, França, Alemanha, mas o fim de semana esteve longe de ser um mar de rosas para os jogadores portugueses que atuam pelos principais campeonatos europeus.

Noutros campeonatos, Cristiano Ronaldo voltou a fazer o gosto ao pé. Saiba como se portaram os nossos futebolistas um pouco pelos quatro cantos do mundo nos últimos dias.

Inglaterra: Diogo Jota marca, Bernardo Silva e Mateus Fernandes assistem

Na Premier League esteve em destaque Diogo Jota. O avançado internacional português marcou o único golo da partida na vitória por 1-0 sobre o Crystal Palace de um Liverpool que segue na liderança isolada da Premier League. Foi o segundo golo de Diogo Jota na competição (quarto no conjunto de todas as provas), aos quais soma ainda duas assistências.

Rúben Dias (com a braçadeira de capitão) e Bernardo Silva (que fez uma assistência, a terceira da temporada) foram titulares na vitória por 3-2 do City, segundo classificado, sobre o Fulham de Marco Silva, que não perdia há quatro jogos e segue no oitavo posto. Matheus Nunes saltou do banco à beira do fim nos Cityzens.

Despenalizado do cartão vermelho que lhe foi exibido na ronda anterior, ante o Tottanham, Bruno Fernandes capitaneou o Manchester United na visita ao Aston Villa, num jogo em que Diogo Dalot também esteve em campo os 90 minutos, alinhando como lateral esquerdo, e que acabou sem golos. O United segue num pouco habitual 14.º lugar.

Em duelo com vários portugueses em campo, o Chelsea não foi além de um empate 1-1 na receção ao Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo. Pedro Neto e João Félix foram suplentes utilizados nos londrinos, Renato Veiga não saiu do banco. Do outro lado, no Forrest, Jota Silva também entrou no decorrer da partida.

Quanto à legião portuguesa do Wolverhampton, Nélson Semedo, Toti Gomes e Carlos Forbs jogaram de início na derrota por 5-3 na visita ao Brentford, enquanto Gonaçalo Guedes entrou aos 68 minutos para o lugar de Forbs. José Sá e Rodrigo Gomes não saíram o banco e os Wolves seguem no 20.º e último lugar da classificação, com 1 empate e 6 derrotas em 7 jogos.

Noutros campos, Beto, João Virgínia (suplentes) e Chermiti (lesionado) não jogaram pelo Everton no empate com o Newcastle, mas outro ex-Sporting, Mateus Fernandes, foi titular pelo Southampton, fazendo a assistência para o golo da sua equipa na derrota por 3-1 em casa do Arsenal.

Itália: Paulo Fonseca (outra vez) em maus lençóis, Conceição expulso

Na Serie A italiana continua a não estar nada fácil a vida de Paulo Fonseca ao leme do AC Milan. Depois do balão de oxigénio que foi a vitória sobre o rival Inter, os rossoneri sofreram mais uma derrota, desta feita na visita ao terreno da Fiorentina. Rafael Leão, que só leva um golo esta época, marcado em Agosto, foi titular (saiu aos 73 minutos), o Milan falhou dois penáltis, perdeu por 2-1 e é sexto na tabela. Foi a quarta derrota do conjunto milanês em nove jogos no conjunto de todas as provas esta temporada.

Quem também não foi feliz, depois de dois jogos seguidos a marcar, foi Francisco Conceição. A Juventus empatou 1-1 em casa com o Cagliari e o jovem internacional luso acabou expulso por acumulação de amarelos aos 89 minutos, vendo a segunda cartolina amarela por simulação.

Quem ganhou foi Nuno Tavares, titular na vitória por 2-1 da Lazio sobre o Empoli. O lateral esquerdo fez mesmo a assistência para o primeiro golo da sua equipa. Outro jogador com razões para sorrir foi Dany Mota, que saltou do banco para marcar o golo do empate do Monza (que contou ainda com Pedro Pereira de início) na receção à Roma. Foi o segundo golo da época do luso-luxemburguês.

Outro avançado, Vitinha, ficou em branco na goleada sofrida pelo seu Génova na visita a um Atalanta onde Rui Patrício ficou no banco (o guarda-redes continua sem qualquer minuto somado pela nova equipa).

Por fim, Dani Silva alinhou os 11 minutos finais na vitória do Hellas Verona sobre o Venezia.

Espanha: fim de semana com poucos motivos para os portugueses sorrirem

André Almeida e Thierry Correia voltaram a ser titulares pelo Valência, que empatou 0-0 em casa do Leganés e segue em posição de descida na La Liga, com apenas uma vitória ao fim de 9 jornadas. Em posição de descida (e a segurar a lanterna vermelha) está também o Las Palmas, por quem Fábio Silva e Dário Essugo foram titulares na derrota caseira ante o Celta de Vigo. Chiquinho saltou do banco a 29 minutos do fim, mas não evitou mais um desaire do conjunto insular.

Acabado de ser chamado à seleção principal de Portugal, Samu Costa voltou a ser titular no Maiorca. O médio de 23 anos soma 808 em 810 possíveis na presente edição da La Liga, mas nesta ronda viu a sua equipa perder 2-1 com o Espanyol e ainda viu um cartão amarelo.

Se Samu Costa leva 808 minutos em campo, o guarda-redes Rui Silva leva mesmo os 810. O guardião voltou a ser titular na baliza do Bétis, mas também perdeu, e logo contra o rival Sevilha (1-0). William Carvalho continua de fora, por lesão. Por fim, Domingos Duarte (Getafe) e André Ferreira (Valladilid) não saíram do banco pelas respetivas equipas e continuam sem nenhum minuto jogado em partidas oficiais esta época.

França: Nuno Mendes marcou, mas PSG não ganhou

Nuno Mendes marcou o golo que evitou a derrota do Paris Saint-Germain na visita ao Nice na Ligue 1, num jogo em que João Neves também foi titular. Vitinha saltou do banco aos 71 minutos, Gonçalo Ramos continua lesionado e o PSG perdeu o comboio da liderança.

Melhor esteve o Nice, que com André Gomes a titular e Tiago Santos a entrar na segunda parte recebeu e venceu o Toulouse por 2-1. Jota jogou 10 minutos na derrota do Rennes com o líder Mónaco, enquanto David Costa jogou 5 minutos no empate 2-2 do Lens com o Estrasburgo, que teve Diego Moreira em campo durante os 90 minutos.

Aurélio Buta também jogou os 90 minutos e ajudou o Stade Reims a vencer o Montpellier por 4-2. Já Anthony Lopes (Lyon) continua sem jogar esta temporada.

Alemanha: Tiago Tomás fez o gosto ao pé

Quanto à Bundesliga, João Palhinha continua sem conseguir afirmar-se como titular no Bayern e desta feita esteve em campo apenas no último minuto do empate 3-3 com o Eintracht Frankfurt. O médio defensivo luso ainda só foi titular uma vez desde que chegou a Munique. O outro português da equipa bávara, Raphael Guerreiro, jogou os 90 minutos.

Quem brilhou foi Tiago Tomás. Titular pela sexta vez em seis jornadas, o antigo avançado do Sporting marcou o seu primeiro golo da temporada no triunfo por 3-1 do Wolfsburgo sobre o Bochum.

Em destaque esteve igualmente Diogo Leite. O defesa central do Union Berlim fez a assistência para um dos golos da sua equipa na vitória caseira, por 2-1, sobre o Borussia Dortmund. André Silva não saiu do banco na vitória (1-0) do Leipzig sobre o Heidenheim.

Outros destaques: E vão 905 para Ronaldo...

Quanto a outros portugueses em ação por esse globo fora, Cristiano Ronaldo, claro está, esteve em evidência: depois de ter marcado no início da semana o seu golo 904 da carreira, em jogo da Liga dos Campeões asiático, voltou a marcar para a Liga saudita, de penálti, ajudando o Al Nassr a bater o Al-Orobah por 3-0, num jogo em que ainda fez também uma assistência. Otávio também foi titular, mas quem lidera isolado é o Al Hilal de Jorge Jesus, que com Ruben Neves e João Cancelo no onze somou mais uma vitória.

Pela Turquia, o Fenerbahçe, de Mourinho, não jogou, e o Besiktas, com Rafa Silva, João Mário e Gedson Fernandes no onze titular, ficou-se por um empate 1-1 fora de portas.