A semana já terminou, outra está a começar e é tempo de analisar as prestações dos treinadores e jogadores portugueses nas várias competições. Um dos maiores destaques é o empate do Manchester United de Ruben Amorim frente ao Liverpool, confirmando a preferência dos treinadores portugueses em travar a máquina liderada por Arne Slot.

Há outra técnico luso em evidência, depois de se ter qualificado para uma final no seu primeiro jogo. Trata-se de Sérgio Conceição que levou o Milan a vencer a Juventus e a marcar presença na final da Supertaça de Itália, onde vai defrontar o Inter.

Destaque ainda para os portugueses do PSG que fizeram parte da conquista da Supertaça francesa, frente ao Mónaco.

Inglaterra: Há mais um técnico luso a atrapalhar as contas do Liverpool

A partida entre o Liverpool e o Manchester United teve sotaque português, com a presença de Diogo Dalot e Bruno Fernandes no onze titular dos 'red devils' e Ruben Amorim a comandar o leme. Contra as expectativas, o Manchester United agigantou-se e conseguiu o empate diante do líder do campeonato, fazendo com que Ruben Amorim se tornasse no terceiro treinador luso a roubar pontos em Anfield, esta temporada. 

No Manchester City-West Ham só houve um português em campo, na segunda vitória consecutiva da equipa de Pep Guardiola. Bernardo Silva esteve no onze inicial, ao contrário de Matheus Nunes que não saiu do banco de suplentes. O sexto classificado na Premier League venceu por 4-1 e pode estar perto de colocar um ponto final à crise de resultados. 

Quem não teve um resultado tão positivo foi o Fulham de Marco Silva, que empatou a dois golos com o Ipswich Town. Ainda assim, a equipa liderada pelo português esteve em desvantagem por duas vezes, conseguindo empatar a partida através de duas grandes penalidades concretizadas por Raúl Jiménez. Os pupilos de Marco Silva estão no nono lugar da tabela, a três pontos do play-off de acesso à Liga Conferência. 

França: PSG venceu Troféu dos Campeões com sotaque português em campo 

O Paris Saint-Germain conquistou a Supertaça de França pela terceira vez consecutiva, depois de bater o Mónaco pela margem mínima. A equipa francesa teve, como é hábito, três portugueses em campo: Nuno Mendes, Vitinha e João Neves.

Gonçalo Ramos entrou em campo aos 72 minutos e esteve perto de colocar o seu nome na lista de marcadores, mas viu o guarda-redes adversário fazer uma excelente defesa. Já no período de descontos, Dembelé marcou para os parisienses, permitindo que João Neves vencesse o seu primeiro troféu ao serviço do PSG, o Troféu dos Campeões e os restantes internacionais portugueses aumentasse a coleção.

Itália: Sérgio Conceição ainda agora chegou e já se qualificou para uma final

Sérgio Conceição chegou, viu e pode vencer. O treinador português estreou-se ao leme do Milan diante da Juventus com uma vitória por 1-2, na meia-final a Supertaça italiana. O técnico podia ter estado frente-a-frente com o filho Francisco Conceição, mas este lesionou-se ainda antes de iniciar a partida. Quem também esteve fora por lesão foi Rafael Leão, que não chegou a ser convocado por Sérgio. 

A Vecchia Signora entrou melhor e chegou à vantagem aos 21 minutos, mas o Milan viria a operar uma reviravolta a partir dos 70 minutos. O português não podia ter começado melhor e, no seu segundo jogo, vai poder disputar a final da prova frente ao eterno rival Inter de Milão. 

Turquia: José Mourinho regressou às vitórias, Gedson Fernandes marcou um auto-golo

Na Liga Turca, o Fenerbahçe de José Mourinho regressou às vitórias no campeonato, após vencer o Hatayspor por 2-1. A equipa liderada pelo treinador português continua a perseguição ao Galatasaray, que está na liderança com oito pontos de vantagem para o Fenerbahçe. 

Ainda na Turquia, Gedson Fernandes esteve em evidência pela positiva e negativa, depois de assistir para o único golo do Besiktas e de ter cometido um auto-golo. Para além do médio, Rafa Silva também foi titular na partida entre o Caykur Rizespor-Besiktas.