O Ministério Público de Viena confirmou esta quarta-feira a abertura de um processo de investigação ao presidente da Federação Austríaca de Futebol (OFB), Leo Windtner, que terá recebido em 2015 um pagamento suspeito de Joseph Blatter, ex-presidente da FIFA.

“Estamos a investigar alegações de que funcionários da OFB terão recebido 100 mil dólares (cerca de 84 mil euros) de responsáveis da FIFA, à margem de um processo eleitoral no organismo”, disse à agência France-Presse o Ministério Público de Viena.

A investigação em curso, por “suspeitas de desfalque e corrupção”, foi aberta em 2017 na sequência de uma queixa de uma associação desportiva local austríaca, que foi "desfavorecida" na distribuição de subsídios, de acordo com a mesma fonte.

Leo Windtner, de 67 anos, dirige a OFB desde 2008 e em maio de 2015 votou contra a reeleição de Joseph Blatter para um quinto mandato à frente da FIFA, preferindo o seu rival, o príncipe jordano Ali bin Al Hussein.

Joseph Blatter, de 81 anos, foi suspenso em dezembro de 2015 pela justiça interna da FIFA, inicialmente por oito anos, que foram reduzidos a seis após recurso, por um controverso pagamento de 1,8 milhões de euros a Michel Platini.