O ano de 2022 já terminou há quase um mês, mas as listas de melhores do ano continuam a ser divulgadas. A mais recente foi apresentada pelo prestigiado jornal britânico 'The Guardian', que elegeu os 100 melhores futebolistas do último ano.

À frente, sem grande surpresa, surge Lionel Messi, com Kylian Mbappé, seu colega de equipa no Paris Saint-Germain, logo atrás. Outro avançado francês (Karim Benzema) completa o pódio desta lista.

O primeiro jogador português surge apenas no 23.º lugar: trata-se de Rafael Leão, do Milan. Mas entre os 30 primeiros há ainda mais dois jogadores portugueses: Bruno Fernandes e Bernardo Silva. O nome de Cristiano Ronaldo também surge, mas apenas no 51.º lugar, com João Cancelo e Rúben Dias à sua frente. São assim, ao todo, seis os jogadores portugueses a a figurarem nesta lista de 100 futebolistas.

Destaque também para a presença de dois jogadores do Benfica e um do FC Porto nesta eleição: Enzo Fernández, das águias, é 21.º, Mehdi Taremi, dos dragões, é 78.º, e Nicolas Otamendi, igualmente das águia, é precisamente 100.º e fecha a lista.

Confira os 30 primeiros da lista