Thomas Tuchel é o novo alvo da Federação Inglesa de Futebol (FA) para o cargo de selecionador de Inglaterra. Depois da demissão de Gareth Southgate, é Lee Carsley quem está a assumir o comando técnico até a Federação Inglesa encontrar um substituto.

Rumores dizem que existiram algumas hipóteses de conversações com alguns técnicos, como é o caso de Pep Guardiola, mas Tuchel terá sido contactado ainda numa fase inicial, segundo a BBC.

O técnico alemão deixou o Bayern de Munique, em maio, depois de ter tido passagens pelo Mainz, Borussia Dortmund, Paris Saint-Germain e Chelsea. Esteve no clube londrino entre janeiro de 2021 e setembro de 2022 e conquistou uma Liga dos Campeões, Supertaça UEFA e Mundial de clubes, até ser demitido.

A Federação Inglesa de Futebol tem tentado encontrar um substituto para Southgate, que orientou os ingleses desde 2016 e que durante oito anos levou por duas vezes a seleção masculina de Inglaterra a duas finais de um grande torneio (Euro 2020 e Euro 2024).

Enquanto não é escolhido nenhum treinador, Carsley assumiu a equipa e conseguiu três vitórias e uma derrota na Liga das Nações. À semelhança do percurso de Southgate, Carsley liderou a seleção inglesa sub-21 e, depois de ter sofrido a derrota contra a Grécia na passada quinta-feira, revelou quais são as suas expectativas relativamente à situação atual da seleção.

“Espero voltar para a seleção sub-21. Este cargo (selecionador de Inglaterra) merece um treinador de classe mundial que ganhou títulos e eu ainda estou a construir esse caminho.”, admitiu o técnico depois do encontro.

Recorde-se que se Tuchel for o escolhido para ser selecionador de Inglaterra, será o terceiro treinador não britânico a assumir esse papel, depois de Sven-Goran Eriksson (2001) e Fabio Capello (2007).