A UEFA confirmou, este domingo, a criação de uma terceira competição de clubes. A nova prova, aprovada na reunião do organismo em Dublin, será disputada nos mesmos moldes da Liga dos Campeões e Liga Europa e contará com 32 equipas.  A nova competição deeverá ser disputada em oito grupos, de quatro equipas cada, seguindo-se fases a eliminar a partir dos oitavos de final.

Em comunicado, o organismo que rege o futebol europeu, sublinha que a nova competição será disputada a partir da época 2021-2022 por clubes de países que não tem conseguido entrar na Champions e Liga Europa.

Segundo o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, “nasceu do constante diálogo com os clubes através da Associação Europeia de Clubes” e tornará “as competições de clubes da UEFA mais inclusivas do que nunca, com mais jogos para mais clubes e com mais federações representadas na fase de grupos”.

“Há uma crescente procura por todos os clubes de possibilidades de poderem jogar com mais regularidade nas competições europeias. Isto foi conseguido através de uma abordagem estratégica, em conjunto com o objetivo da UEFA de ter tanto mais qualidade como mais inclusividade nas nossas competições de clube”, disse.

Com a criação desta nova competição, a Liga Europa irá passar das atuais 48 equipas para 32. O vencedor da nova competição, que ainda não tem nome, garantirá um lugar na fase de grupos da Liga Europa.

O Comité Executivo da UEFA, reunido em Dublin, aprovou o formato da competição e a lista de acesso, devendo os detalhes da distribuição de verbas e sistemas de solidariedade, bem como o nome da competição, sistema de coeficientes e estratégia comercial ser finalizados durante 2019.

"A competição eleva o número total de participantes nas competições da UEFA para 96, 32 equipas por competição", acrescentou a Associação Europeia de Clubes, impulsionadora do projeto.

Esta nova prova irá receber os terceiro colocados dos grupos da Liga Europa quando a fase de grupos da competição terminar. Haverá, portanto, uma eliminatória adicional antes dos oitavos-de-final da nova competição, a ser disputado pelos segundo colocados de cada grupo e pelos terceiros classificados dos grupos da Liga Europa, à semelhança do que acontece com a Liga dos Campeões (os terceiro de cada grupo caem para os 16-avos-de-final da Liga Europa).

A nova prova terá 141 encontros, distribuídos por 15 jornadas, e será jogada à quinta-feira.

Esta competição não irá mexer com o formato e acesso à Liga Europa e Champions.

A UEFA pretende que as finais das três competições de clubes sejam jogadas na mesmo semana, devendo a da nova competição ser disputada na quarta-feira, a da Liga Europa na quinta, e a da Liga dos Campeões no sábado.

*Artigo atualizado

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.