O Comité Executivo da UEFA reúne-se esta quarta-feira em Nyon, na Suíça, para analisar e definir possíveis reformas ao futebol de seleções do 'velho continente'.

De acordo com o diário desportivo espanhol 'AS', o órgão que rege o futebol europeu irá discutir alterações ao nível da qualificação de seleções para o Campeonato do Mundo, e também no que toca à Liga das Nações, a mais recente prova de seleções criada pela UEFA.

No que toca ao mundial, a ideia passa pela extensão do número de seleções presentes na fase de apuramento para 48, sendo que 16 dessas marcariam presença no Campeonato do Mundo de 2026, ao contrário das habituais 12.

Por forma a evitar a monotonia e desafios entre equipas de valor desigual, propõe-se a criação de 12 grupos de quatro ou cinco seleções, onde o vencedor de cada grupo se apura diretamente para o Mundial; as restantes quatro vagas serão discutidas através de 'playoffs'.

Relativamente à Liga das Nações, estará em estudo uma proposta para aumentar o número de jogos nesta competição. O modelo atual onde os quatro vencedores de cada grupo disputam entre si uma 'Final Four', seria substituído por 'playoffs' envolvendo, não só os vencedores dos grupos, como também os segundos classificados, seguindo-se então a 'Final Four'.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.