Erling Haaland (Manchester City), Kevin de Bruyne (Manchester City) e Lionel Messi (esteve no PSG antes do Inter Miami) estao entre os três nomeados para melhor jogador do ano para a UEFA para a época de 2022/23.

O vencedor, que vai suceder a Karim Benzema será conhecido no dia 31 de agosto quando tiver lugar o sorteio da Liga dos Campeões.

A UEFA revelou os jogadores mais votados, até à 11.ª posição. Não jogadores portuguesas nessa escolha, com o Manchester City, emblema que venceu a Champions na temporada passada a contar com quatro jogadores no top-5.

A lista final hoje conhecida resulta da votação de um júri composto pelos treinadores dos clubes que disputaram a fase de grupos das competições europeias da última época, juntamente com os treinadores das seleções seniores masculinas e jornalistas.

A votação contemplou ainda o alemão İlkay Gündogan (Manchester City/FC Barcelona, 129 pontos), os espanhóis Rodri Hernández (Manchester City, 110) e Jesús Navas (Sevilha, 6), o francês Kylian Mbappé (PSG, 82), os croatas Luka Modric (Real Madrid, 33) e Marcelo Brozovic (Inter/Al Nassr, 20), o inglês Declan Rice (West Ham/Arsenal, 14), e o argentino Aléxis MacAllister (Brighton/Liverpool, 12), que ficaram fora dos finalistas.

Nas competições europeias, a Liga dos Campeões foi ganha, em estreia, pelo Manchester City, a Liga Europa pelo Sevilha, pela sétima vez na sua história, e a Liga Conferência Europa pelo West Ham, em ano que a Argentina fechou com o título mundial.

A UEFA também revelou os três candidatos a melhor treinador do ano, dois deles foram os técnicos das equipas finalistas da Champions, Guardiola (Manchester City), Inzagui (Inter) e ainda Luciano Spalletti técnico que levou o Nápoles à conquista do Scudetto.

O organismo máximo do futebol europeu irá divulgar apenas na próxima semana os nomeados para melhor jogadora feminina e melhor treinador de femininos. No próximo domingo disputa-se a final do Campeonato do Mundo entre a Inglaterra e a Espanha.