A Comissão de Ética e Disciplina da UEFA sancionou hoje com oito meses de suspensão o futebolista israelita Shir Tzedek, do Hapoel Be’er Sheva, por um controlo anti-doping positivo num jogo da Liga dos Campeões.

Tzedek, colega de equipa do português Miguel Vítor no atual líder da Liga israelita, acusou octopamina, substância proibida pela Agência Mundial Antidopagem (AMA), depois da derrota com o Maribor (1-0), em 22 de agosto, que ditou a eliminação dos israelitas no ‘play-off’ de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.

O internacional por Israel, de 28 anos, foi ouvido pela UEFA em dezembro, já depois de ter feito apenas o jogo inaugural da fase de grupos da Liga Europa, frente ao Lugano (2-1), no qual apontou um golo, de grande penalidade, antes de marcar na própria baliza, sete minutos depois.

Segundo a UEFA, que reiterou o seu “compromisso na luta contra o doping” e a “política de tolerância zero”, a decisão é “definitiva”, uma vez que nem o jogador nem a AMA apelaram contra a decisão.