Resumo
Crónica
FC Porto 4-0 Montalegre: Imunes à tensão
Depois de uma semana conturbada a nível interno, o FC Porto consegue um triunfo tranquilo sobre o Montalegre, do Campeonato de Portugal, e avança para os oitavos de final da Taça. Ler mais
Golos
Notícias
Ao minuto
-
- 90'Pontapé contra a barreira de Zé Pedro.
- 90'Falta a favor do FC Porto, à entrada da grande área.
- 88'Namaso ao lado! Remate após rotação quase dava o 5-0 ao FC Porto e o bis ao inglês.
- 88'Bom ataque do Montalegre, com finalização a pôr à prova os reflexos de Cláudio Ramos, ao primeiro poste.
- 84'Douglão bate o livre de muito longe, diretamente para as mãos de Cláudio Ramos.
- 84'Falta a favor do Montalegre, já no meio campo do FC Porto. No início da jogada os transmontanos tentaram criar perigo num contra-ataque, em vão.
- 76'Montalegre mostra-se: iniciativa de Angola culminada com um remate de pé esquerdo do extremo, ao lado. Cláudio Ramos estava a controlar a trajetória da bola.
- 72'Grujic ameaça a baliza contrária! A bola sai com força do pé direito do internacional sérvio, mas à figura de Bruno Pio, que quase deixa escapar a bola para o fundo das redes. Pontapé de canto para o FC Porto.
- 69'Francisco Conceição trabalha na zona de perigo, afasta a bola pela linha lateral o Montalegre.
- 62'Recém-entrado, avançado espanhol empurra para o fundo das redes após cruzamento da direita de André Franco e faz o 4-0 para os da casa. É o primeiro golo de Fran Navarro pelos dragões.
- 60'Zé Pedro! Resposta de cabeça após pontapé de canto, a passar ligeiramente por cima da barra.
- 53'André Dias remata direto para a baliza, mas por cima, sem perigo.
- 52'Falta de João Mário sobre André Dias. Espécie de canto mais curto para os de Montalegre.
- 52'Números oficiais: 19 830 espetadores no Dragão.
- 51'Namaso cruza para Evanilson, que não consegue alcançar o esférico para alvejar a baliza contrária.
- 49'Evanilson de novo perto do 4-0! Remate de longe do brasileiro não ficou longe do alvo. Bruno Pio estava batido.
- 49'Jogo retomado.
- 47'Jogo interrompido para assistência a Romário Baró.
- 46'Começa a segunda parte.
- 47'Intervalo. Vantagem confortável de 3-0 para o FC Porto após uma primeira parte em que o Montalegre até começou melhor, desperdiçando um lance de golo no primeiro minuto. Contudo, dois golos portistas em quatro minutos (13 e 17) minaram a confiança dos visitantes, que nunca mais ameaçaram a equipa da casa. Pelo contrário, o jogo passou a desenrolar-se exclusivamente no meio campo defensivo dos transmontanos e o resultado engordou antes do intervalo, com o bis de Evanilson.
- 45'Dois minutos de descontos.
- 44'Desenho do terceiro golo dos dragões começou nos pés de Grujic, seguiu para Galeno e terminou no toque decisivo de Evanilson! Três golos sem resposta para o FC Porto!
- 42'João Mário entra na grande área do Montalegre, cruza para a zona de tiro mas é marcada falta ofensiva ao FC Porto.
- 37'FC Porto avança pela esquerda com João Mendes, este cruza para Evanilson mas o autor do segundo golo do encontro não consegue chegar à bola.
- 36'Após uma entrada atrevida, não se tem visto investidas do Montalegre no meio campo do FC Porto, que tenta aumentar a vantagem.
- 33'Galeno volta a ameaçar a baliza transmontana com um remate que passa um pouco por cima da trave.
- 29'Partida retomada.
- 27'Jogo parado para assistência a Evanilson.
- 22'João Mendes pede a bola no espaço, assim acontece, mas perde a bola num duelo com um rival. Tivesse ganho esse duelo e ficaria isolado.
- 17'Recuperação de bola em zona alta por Namaso, a bola segue para Evanilson e este evita um rival antes de disparar para o 2-0, com o pé esquerdo - de resto, um pontapé certeiro muito parecido ao que deu o 1-0 à equipa de Sérgio Conceição.
- 15'Resistência do Montalegre durou menos do que 15 minutos. Ainda assim a formação da Série A do Campeonato de Portugal continua com as linhas subidas, a tentar forçar erros na construção adversária, algo que já conseguiu amiúde.
- 13'O avançado inglês aparece isolado por Galeno e remata cruzado, de pé esquerdo, para o fundo das redes! Está aberto o ativo no Dragão!
- 12'André Franco! Que perigo! Galeno lançado no corredor esquerdo, dá para trás e o esquerdino remata para fora.
- 6'FC Porto aproxima-se da baliza contrária num cruzamento de João Mendes, da esquerda, que João Mário, do lado contrário, toca diretamente para fora.
- 2'Alex! Mais uma perda de bola na primeira fase de construção dos dragões, agora por Zé Pedro, e Alex tenta surpreender Cláudio Ramos de pronto, com um remate de longe, mas sem força ou direção. Montalegre com dois avisos nos primeiros minutos!
-
- Namaso por cima da trave. Remate de fora da área, sem direção.
- Um minuto de silêncio a ser cumprido no Dragão em memória de José Luís Tavares, antigo presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol que faleceu esta semana.
- Capitães escolhem campo e posse de bola. Tudo a postos para o início do encontro.
- Destacado por Sérgio Conceição no lançamento da partida, o dianteiro Alex Reis é titular no Montalegre - ele que é o melhor marcador da Série A do Campeonato de Portugal, com 6 golos já anotados.
- Já o Montalegre teve um percurso mais longo, deixando para trás o Mondinense, fora, por 2-0; o Peniche (2-2; 5-4 após penáltis), também como visitante; e o Pevidém (2-1), em casa.
- Para chegar a esta ronda, o FC Porto, atual bicampeão do troféu, foi a Vilar de Perdizes bater a equipa local, por 2-0.
- É a primeira vez que as duas equipas se defrontam.
- Sérgio Conceição opera uma profunda rotação nas suas habituais escolhas iniciais, com realce para as titularidades do lateral esquerdo João Mendes (inédita) e do defesa central Zé Pedro.
- MONTALEGRE (Suplentes): Benjamin, Flávio Rodrigues, Edu Ribeiro, Angola, Maurício, João Riça, Tiago Luís, David Moura e Nuno Machado.
- FC PORTO (Suplentes): Diogo Costa, David Carmo, Taremi, Francisco Conceição, Pepê, Nico González, Alan Varela, Gonçalo Borges e Fran Navarro.
- MONTALEGRE (Onze Inicial): Bruno Pio, David Santos, Alex, Fábio Fonseca, André Dias, Edu Machado, Rúben Neves, Zack Ngom, Lassana Mané, Isaac Boakye e Douglão.
- FC PORTO (Onze Inicial): Cláudio Ramos, João Mário, Zé Pedro, Fábio Cardoso, João Mendes, Grujic, Romário Baró, André Franco, Galeno, Namaso e Evanilson.
- Vamos às equipas titulares!
- Hélder Carvalho, da AF Santarém, foi o árbitro escolhido para dirigir o encontro da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, entre FC Porto e Montalegre. Francisco Pereira e José Mira serão os assistentes, Fábio Loureiro o 4.º árbitro.
- 0' Fim de Jogo Termina a partida! Noite tranquila para os 'dragões', que golearam o Montalegre, diante dos seus adeptos, por 4-0, e seguem em força na demanda pelo terceiro troféu consecutivo na Taça de Portugal. Namaso (13'), Evanilson (17' e 44') e Fran Navarro (62') assinaram a vitória confortável dos homens liderados por Sérgio Conceição.
Equipas
FC Porto
- 14Cláudio RamosIndefinido
- 55João MendesIndefinido
- 23João MárioIndefinido
- 97Zé PedroIndefinido
- 2Fábio CardosoIndefinido
- 28RomárioIndefinido
- 20André FrancoIndefinido
- 8Marko GrujicIndefinido
- 30EvanilsonIndefinido
- 19NamasoIndefinido
- 13GalenoIndefinido
Suplentes
Estatísticas
- 40Golos
- 40Remates à baliza
- 00Posse de bola
- 00Ataques perigosos
- 00Ataques
- 00Remates ao poste
- 40Remates
- 00Defesas
- 00Cantos
- 00Pontapés de baliza
- 00Foras de jogo
- 00Faltas
- 00Cartões amarelos
- 00Cartões duplos amarelos
- 00Cartões vermelhos
Histórico
- 10Vitórias
- 0 empates
- 40Golos
- 00Cartões amarelos
- 00Cartões duplos amarelos
- 00Cartões vermelhos
Comentários