Treinador português venceu a Libertadores com o Flamengo. Ler mais
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou hoje "um abraço amigo de felicitações" ao treinador do Flamengo, Jorge Jesus, pela conquista da Taça Libertadores com uma vitória 2-1 sobre o River Plate, da Argentina."Sendo a primeira vez que um treinador português vence a Taça Libertadores, o Presidente da República envia um abraço amigo de felicitações a Jorge Jesus", diz Marcelo Rebelo de Sousa numa mensagem transmitida à agência Lusa.
River Plate: E. Palacios é expulso com vermelho directo!
R. Piris Da Motta
G. De Arrascaeta
94'
Gabriel
93'
Gabriel
92'
Flamengo: Golo de Gabriel! Gabigol enche o pé e bate Armani pela segunda vez em apenas quatro minutos.
Gabriel
89'
Flamengo: Golo de Gabriel! O atacante brasileiro aparece ao segundo poste a desviar um centro para o fundo das redes. Empata o Mengão
Vitinho
Willian Arão
86'
85'
O River Plate continua a ameaçar no contra-ataque. Pratto, por duas vezes, optou pelo remate em vez do passe. Falta pouco tempo para o Flamengo dar a volta.
Rafinha
80'
79'
Grande oportunidade que Gabriel Barbosa perde. O avançado tenta colocar na área mas aparece Pinola a cortar. Era um lance muito perigoso.
77'
P. Díaz
M. Casco
76'
Boa jogada de Bruno Henrique, que mete em Gabigol e este em Everton Ribeiro. O centro chegou a De Arrascaeta mas o remate acrobático não foi na direção da baliza. Na ressaca, Diego atirou à meia volta, por cima.
75'
L. Pratto
R. Borré
71'
Enzo Pérez
69'
J. Álvarez
I. Fernández
68'
Fernández domina no peito e remata de pé esquerdo, para fora. River melhor, Flamengo em apuros
67'
Corte providencial de Rodrigo Caio, que impede a bola de chegar a Santos Borré. O colombiano estava preparado para fazer o 2-0
Diego
Gerson
66'
65'
Cruza Felipe Luis, Everton Ribeiro penteia a bola mas longe do alvo. Flamengo em crescimento.
59'
Árbitro manda seguir, depois de conversa com o vídeo-árbitro
58'
Há VAR na jogada. Flamengo pediu penalti por possível mão de Montiel. Lance em análise
57'
O que acaba de falhar o Flamengo: Gabriel Jesus primeiro e Everton Ribeiro na recarga, em dois remates que não ultrapassam a barreira de pernas de defesas argentinos. Armani segurou o último tiro.Que perdida! Destaque para a boa arrancada de Bruno Henrique.
Pablo Marí
54'
53'
Palacios remata de fora da área, para fora. O River está a subir no terreno, recomeça a ganhar vantagem na posse de bola.
53'
Mais uma boa iniciativa atacante do Mengão mas Armani sai dos postes e fica com a bola
50'
Arrancada fantástica de Santos Borré, a deixar um contrário para trás mas aparece Pablo Marí a fazer o corte de carrinho, para fora.
47'
Primeiro remate de Gabigol na partida mas à figura de Armani. O Flamengo precisa de outra atitude neste segundo tempo para dar a volta ao marcador
46'
Começa a segunda parte
48'
Roberto Tobar apita para o intervalo. O Flamengo entrou bem mas depois o River cresceu no jogo. Quando se apanhou a ganhar, estabilizou o seu jogo, ao contrário dos jogadores de Jorge Jesus que não conseguem entrar no último reduto dos argentinos. Jesus tem de mudar muita coisa se quiser vencer este jogo
47'
M. Suárez
45'
Vão-se jogar mais três minutos neste primeiro tempo.
40'
Choque violento entre Rafinha e De La Cruz. O árbitro manda parar o jogo para assistência aos dois jogadores
37'
Contra-ataque fantástico do River Plate, a bola chega até Palacios, que remata de fora da área para fora. A bola passa muito perto do poste de Diego Alves.
30'
M. Casco
27'
Mais uma perda de bola em zona proibida por parte do Flamengo. Os brasileiros precisam de entrar no jogo, ou isto pode ficar complicado. Muito bem o River Plate
26'
Everton Ribeiro perde a bola em zona proibida, Suárez ganha e dispara, para fora. A bola bateu em Gerson, logo é canto
22'
Os adeptos do River Plate vão fazendo a festa no Monumental. Depois de uma entrada cautelosa, os argentinos estão a vencer e estão por cima no jogo.
21'
Mais uma jogada de perigo do River Plate pela esquerda, de la Cruz aparece na área mas remata mal. A bola sai para fora, tocado pelo avançado dos argentinos.
14'
R. Borré
River Plate: Golo de R. Borré! O atacante aproveita as falha des Gerson e Arão para disparar para o 1-0. Golo do River ao primeiro remate.
10'
Bruno Henrique com o primeiro remate do jogo mas para fora.
9'
Contra-ataque perigoso do River Plate que Felipe Luis resolve, em esforço
7'
Rodrigo Caio está a sangrar do nariz. Problemas para Jesus...
4'
Primeiro lance de perigo: centro de Arrascaeta e Armani sai a soco. Guarda-redes argentino fica maltratado após o lance
Uma curiosidade: O troféu da Libertadores foi criado no Peru em 1959, precisamente o país onde vai decorrer esta final. O troféu original é feito de prata e tem quase um metro de altura (99cm). Pesa cerca de 10 quilos, mas este permanece no museu da CONMEBOL, em Assunção no Paraguai. O clube vencedor recebe uma réplica do troféu.
De recordar que o vencedor da competição ganha o direito de representar a CONMEBOL no Campeonato do Mundo de Clubes, a realizar-se em dezembro.
O River Plate pode chegar aos cinco troféus da Livertadores. Com Marcelo Gallardo, o atual técnico, venceu dois. A Argentina é o país com mais títulos (25), seguido do Brasil (18), ou seja, os países mais fortes da América do Sul no que o futebol diz respeito são os mais titulados.
O Flamengo vai tentar vencer a prova maior do futebol sul-americano a nível de clubes pela segunda vez na sua história. O primeiro e único título da Libertadores conquistado até agora foi conseguido em 1981, há 38 anos, numa equipa comandada pela lenda Zico.
Já o River Plate, atual campeão, venceu a prova em 1986, 1996, 2015 e 2018 (perdeu duas finais, em 1966 e em 1976).
Onze do River Plate: Armani; Montiel, Martínez, Pinola e Casco; Enzo Pérez, Nacho Fernández, Palacios e De La Cruz; Santos Borré e Suárez.
Suplentes do River Plate: Enrique Bologna, Rojas, Gallardo, Angileri, Paulo Díaz, Carrascal, Quintero, Santiago Sosa, Ponzio, Julián Álvarez, Lucas Pratto e Scocco.
Onze do Flamengo: Diego Alves, Rafinha, Pablo Mari, Rodrigo Caio e Filipe Luís; Gerson e Arão; Evérton Ribeiro, Arrascaeta e Bruno Henrique; Gabriel Barbosa.
Suplentes do Flamengo: César, Rodinei, Rhodolfo, René, Diego, Piris da Motta, Vitinho, Vinícius Souza, Reinier, Lincoln, Thuler e Berrio.
Este pode ser um fim-de-semana histórico para Jorge Jesus. O técnico português pode vencer a Taça Libertadores da América no sábado e vencer o Brasileirão no domingo, caso o Palmeiras não vença o Grêmio.
Equipas prováveis:
River Plate: Franco Armani; Gonzalo Montiel, Lucas Martínez Quarta, Javier Pinola, Milton Casco; Enzo Pérez, Exequiel Palacios, Ignacio Fernández, Nicolás de la Cruz; Rafael Santos Borré e Matías Suárez.
Treinador: Marcelo Gallardo.
Flamengo: Diego Alves; Rafinha, Pablo Marí, Rodrigo Caio, Filipe Luis; Willian Arão, Gérson; Giorgian De Arrascaeta, Everton Ribeiro, Bruno Henrique; Gabriel Barbosa.
Treinador: Jorge Jesus.
O jogo, inicialmente marcado para Santiago do Chile, foi transferido para o Estádio Monumental (capacidade para 80 mil espetadores), em Lima, Peru. Esta é a primeira vez, desde a criação da prova em 1960, que a capital peruana recebe a final da Libertadores. depois da decisão da Conmebol de não organizar o jogo em Santiago devido à crise social no Chile.
O árbitro chileno Roberto Tobar foi o escolhido para dirigir a final da Taça Libertadores em futebol. Roberto Tobar, 41 anos, é árbitro FIFA desde 2011 e vai repetir a presença na final da Taça Libertadores, depois de na época passada ter dirigido a primeira mão da decisão entre Boca Juniors e River Plate, jogada no La Bombonera, em Buenos Aires.
Em caso de vitória do Flamengo, Jorge Jesus tornar-se-á no segundo treinador europeu a vencer a prova e o primeiro a ganhar esta que é a 'Champions' da América do Sul. Se o River Plate vencer, Marcelo Gallardo passará a ter três conquistas como treinador, passando assim a ser o segundo mais titulado, atrás apenas atrás de Carlos Bianchi, que venceu pelo Vélez Sarsfield, em 1994, e outras três com o Boca Juniors, em 2000, 2001 e 2003.
O Flamengo, orientado por Jorge Jesus, afastou o Grêmio de Porto Alegre nas meias-finais, com 1-1 fora de portas e 5-0 no Maracanã. Já o River Plate, de Marcelo Gallardo, eliminou o rival Boca Juniors, com derrota 0-1 fora de portas e vitória 2-0 em casa. Os 'millionarios' são os atuais detentores do troféu.
Os argentinos do River Plate e os brasileiros do Flamengo disputam a final da 60.ª edição da Taça Libertadores da América, a 'Champions' da América Latina.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.