O FC Barcelona venceu hoje por 1-0 em casa da Real Sociedad, com um golo nos descontos por Ronald Araújo, em encontro da 12.ª jornada da Liga espanhola de futebol, liderada, à condição, pelo Girona.

Num jogo em que o guarda-redes alemão Mar-André ter Stegen esteve em evidência e em que a Real Sociedad, adversário do Benfica na Liga dos Campeões, esteve quase sempre por cima, foi o FC Barcelona, opositor do FC Porto na 'Champions', que somou os três pontos.

João Félix e João Cancelo foram titulares no FC Barcelona, tendo sido substituídos aos 69 minutos, por Lamine Yamal e Raphinha, respetivamente, e o nulo foi desatado num voo de cabeça de Ronald Araújo (0-1), aos 90+2, a centro milimétrico de Ilkay Gündogan.

Com este triunfo, o FC Barcelona ascendeu ao terceiro lugar, com 27 pontos, ultrapassando o Atlético de Madrid - quarto, com 25 -, que perdeu por 2-1 com o Las Palmas, embora tenha ainda um jogo em atraso com o Sevilha (adiado devido ao mau tempo).

Os catalães estão, provisoriamente, a um ponto do rival Real Madrid, segundo classificado, com 28, que no domingo recebe o Rayo Vallecano, e a quatro do surpreendente líder, à condição, Girona. A Real Sociedad é sexta, com 19 pontos.

O Girona foi a Pamplona vencer o Osasuna por 4-2, em jogo de reviravoltas.

No Estádio El Sadar, Ivan Martin, aos 16 minutos, adiantou o Girona, mas um ‘bis’ do croata Ante Budimir (25 e 55) virou o resultado para os anfitriões.

Os catalães conseguiram, no entanto, dar nova volta ao resultado na parte final, com golos dos ucranianos Artem Dovbyk (71 minutos) e Viktor Tsygankov (80) e de Aleix Garcia (90).

Desta forma, o emblema catalão isolou-se, à condição, no primeiro lugar, com 31 pontos, enquanto o Osasuna prossegue em 11.º, com 13.

O Betis venceu por 2-0 na receção ao Maiorca, com golos do brasileiro Willian José, aos sete minutos, e Ayoze Pérez, aos 65, numa partida em que o português William Carvalho saiu do banco aos 69 minutos e Rui Pedro não foi utilizado.

Com este triunfo, o Betis segue no quinto lugar, com 20 pontos, enquanto o Maiorca é 16.º, com nove.

Na luta pela fuga à zona de perigo, Celta de Vigo e Sevilha empataram a 1-1, tendo a equipa galega chegado à vantagem pelo sueco Carl Starfelt, aos 22 minutos, e a formação andaluza empatado pelo marroquino Youssef En-Nesyri, aos 84.

O Sevilha está na 14.ª posição, com 11 pontos, enquanto o Celta de Vigo, que jogou reduzido a 10 unidades desde a expulsão de Tapia, aos 65 minutos, ocupa a 18.ª, com sete, mas ao alcance do Granada (19.º), que defronta no domingo o Valência.