O Barcelona soma e segue imparável na Liga espanhola, ao vencer esta noite o Atlético de Madrid por 4-1, em jogo da 16ª jornada.

Os catalães ampliaram assim para nove pontos a vantagem sobre os colchoneros e têm já 13 em relação ao Real Madrid, que se mantém no terceiro lugar.

A goleada que o resultado final traduz não espelha de forma fiel o filme do jogo, com uma primeira meia hora de grande nível dos madrilenos a obrigar o Barcelona a jogar mal e a errar muitos passes. Com uma defesa subida e um meio-campo agressivo, a equipa de Diego Simeone jogou como um candidato ao título neste período.

E foi assim que 'El Tigre' mostrou, aos 31', as suas garras neste clássico. Diego Costa rouba uma bola no meio-campo e serve Falcao, que corre quase 40 metros até fazer um chapéu de pé esquerdo pleno de classe a Victor Valdés. Era agora uma estreia perfeita para o craque do Atlético Madrid em Camp Nou, que elevou para 18 o número de golos no campeonato.

O tento sofrido teve o condão de despertar a equipa de Tito Vilanova. Adriano fletiu da direita para o centro e de fora da área desferiu um pontapé em arco indefensável para Courtois. A vantagem madrilena resistia apenas cinco minutos e o Barcelona dava sinais de querer voltar ao seu estilo dominador.

O perigo começava a tornar-se mais assíduo em torno da baliza do Atlético de Madrid e foi sem surpresa que os catalães conseguiram a reviravolta ainda antes do intervalo. Busquets aproveita uma bola perdida na área, na sequência de um canto, e remata para o 2-1.

O mais difícil estava feito e o Atlético de Madrid não se conseguiu reerguer do choque provocado pela reação 'blaugrana'. A segunda parte passou essencialmente pelos pés de Messi e pelos golos do argentino, que marcou aos 57' e 88', sentenciando o resultado em 4-1. E vão 90 golos para a 'Pulga' do Barcelona em 2012.

A proeza é de tal dimensão que um adepto catalão ainda invadiu o relvado antes do apito final para cumprimentar o craque argentino, que lidera a corrida pelo 'Pichichi', com 25 golos em 16 jogos. 

Com este triunfo, o Barcelona contabiliza 46 pontos, sendo seguido pelo Atlético de Madrid, com 37, e pelo Real Madrid, com 33.