O advogado belga Jean-Louis Dupont, conhecido pelo caso Bosman, criticou esta quarta-feira a FIFA pela sanção dada ao Barcelona, de não poder inscrever nenhum futebolista na próxima época, por ter contratado irregularmente jogadores menores estrangeiros.
Para o belga, a FIFA “identificou bem o problema, mas enganou-se no medicamento”.
“Não me surpreende que o Barcelona assine com um rapaz de 11 anos, se lhe dá garantias de formação e recursos sociais até aos 18”, acrescentou o advogado conhecido pelo caso Bosman, em declarações à emissora RAC1.
Dupont afirmou que a regra foi mal aplicada e que a FIFA tem de analisar melhor o caso porque a regra proíbe os abusos e não o futuro de um jovem jogador.
Em relação ao jogador que representa, Alen Halilovic, recentemente contratado pelo Barcelona, o advogado confia que a sanção não vai prejudicar a inscrição do jovem croata na próxima época, por este ter assinado antes da data da sanção.
Na quarta-feira, a FIFA proibiu o Barcelona de inscrever novos jogadores durante um ano, devido a infrações “graves” das regras no processo de contratação de 10 jogadores menores.