Depois da época ‘pobre’ que o Barcelona viveu em termos desportivos no ano passado, onde só conseguiu a vitória na Supertaça de Espanha, parecia que o ciclo de Xavi no Barcelona tinha chegado ao fim, tal como aconteceu a Charles Puyol.

Associado insistentemente ao El Arabi, do Qatar, e ao New York City, dos EUA, durante este verão, o médio de 34 anos parece estar mais perto de… renovar com o Barcelona até 2016, segundo garante o diário espanhol AS.

A mudança parece ter estado perto de se concretizar, mas a chegada de Luis Enrique para o comando técnico dos blaugrana, assim como uma conversa entre treinador e jogador, acabou por ditar a continuidade do jogador na Catalunha. Mesmo tendo conhecimento que não seria titular absoluto, depois das chegadas de Rakitic e Luis Suárez, Xavi aceitou ficar.

No início deste mês, Andoni Zubizarreta, director desportivo do Barcelona, já havia insistido na ideia que Xavi era um elemento importante no clube. “Xavi é nosso jogador e o número seis é dele. Estamos a falar de um símbolo do clube que é decisivo na nossa forma de jogar”, disse o Zubizarreta à Eurosport.