O eurodeputado Raul Romeva, da Iniciativa Catalunha Verdes (ICV), explicou hoje que decidiu retirar a pergunta dirigida à Comissão Europeia (CE), em que questionava a pisadela do futebolista Pepe a Leo Messi.

Romeva, que formulou a pergunta em conjunto com o eurodeputado Ramon Tremosa, da Convergência e União (CiU), recuou na decisão e justificou que «muitas pessoas se sentiram incomodadas e desgostosas pelo sítio, o momento e a forma de a colocar».

O eurodeputado sublinhou que a sua intenção era apenas a de saber, através de um caso concreto, qual é o papel que as instituições têm em relação à violência no terreno de jogo e como podem atuar a tempo.

«Pensa a CE que factos tão graves, vistos por milhões de pessoas, entre as quais crianças, devem ficar impunes?», foi a questão colocada.

Na carta, os eurodeputados perguntaram ainda se «a CE estava satisfeita por saber que nenhum comité de competições se tenha ocupado deste episódio de violência no desporto».

Romeva insistiu, no entanto, que estas situações merecem uma reflexão, se bem que compreenda que se podem fazer «em outros contextos e formatos».