A corrida pelo título continua na Liga espanhola, mesmo durante as festas de fim de ano, com o início, esta terça-feira, da 16.ª jornada, onde os dois gigantes de Madrid vão tentar manter o status de líderes.

Atlético e Real Madrid passaram o Natal na liderança do campeonato espanhol com 32 pontos cada, mas os 'colchoneros' parecem em melhor situação: têm dois jogos a menos e derrotaram há pouco (2-0) um dos seus principais adversários do início da temporada, a Real Sociedad (3.º).

O Barcelona, num dececionante quinto lugar, tentará esta terça-feira não perder mais pontos na sua visita ao Eibar (17.º). Em caso de vitória, a equipa catalã ficará provisoriamente a cinco pontos do líder.

Depois da sua entrevista para a rede de televisão espanhola 'La Sexta' transmitida na noite de domingo, Lionel Messi, que não vai enfrentar a equipa de Gipuzkoan, terá de mostrar nos dias seguintes que ainda está "concentrado" com os catalães, apesar de reconhecer que não tinha "decidido nada" sobre o seu futuro no Barcelona, quando faltam seis meses para o fim do seu contrato.

Dois outros candidatos a terminar em posições europeias enfrentam-se também na terça-feira: em caso de vitória no terreno do Villarreal (4.º), o Sevilha (6.º) igualaria os 26 pontos do 'Submarino Amarelo'.

Com seis vitórias consecutivas, contando todas as competições, os jogadores do Real Madrid visitam o Elche (16.º) na quarta-feira com o único desfalque do brasileiro Rodrygo.

Os 'merengues' vão torcer por uma queda do Atlético horas antes. A equipa comandada por Diego Simeone mede forças com o Getafe, mas terá de jogar sem o lateral-direito Kieran Trippier, suspenso por dez semanas pela Federação Inglesa de Futebol (FA) por ter-se envolvido em apostas ilegais.

A 16.ª ronda será encerrada com o dérbi basco entre Real Sociedad e Athletic Bilbao (10.º) e o confronto entre Osasuna (19.º) e Alavés (13.º).