A Rakuten passará a patrocinar o Barcelona até 2021, num negócio que renderá 55 milhões de euros por ano os catalães. Este valor poderá chegar aos 61 milhões, caso sejam atingidos determinados objetivos (1,5 por ganhar a Liga Espanhola e cinco por ganhar a Champions). Um contrato milionário que coloca o Barcelona no top da lista dos clubes que mais lucram com contratos com patrocinadores.

O Manchester United dominava esta lista, com o acordo de patrocínio com a Chevrolet que rende aos ´red devils` 54 milhões de euros por ano. Seguem Chelsea (Yokohama, 44 milhões de euros) e Bayern de Munique (Deutsche Telekom, 35 milhões de euros). O Real Madrid, por exemplo, apenas recebe 30 milhões graças ao patrocínio da Fly Emirates.

O acordo do Barcelona com a empresa japonesa do comércio eletrónico só foi conseguido graças Gerard Piquè, central dos catalães, de acordo com Josep Maria Bartomeu, presidente do clube.

"Piquè e Shakira são amigos íntimos do senhor Hiroshi Mikitani [presidente da Rakuten]. Foi ele quem organizou um encontro durante a nossa digressão pelos EUA em 2015. Conhecemos a Rakuten e Mikitani, que é uma pessoa fantástica. Piquè ajudou-nos muito. Temos de o agradecer", disse o presidente do Barcelona, durante a cerimónia de celebração do acordo.

O novo acordo só entrará em vigor na época 2017/2018. Até lá, a Qatar Airways continuará a ser o principal patrocinador do clube. Mas após o fim do atual vínculo (terminou na época passada mas o Barcelona optou por estende-lo por mais um ano), a Qatar poderá continuar a colaborar com o Barcelona.