O FC Barcelona empatou hoje a zero na visita ao Hadjuk Split, por ocasião do centenário do clube croata, no primeiro jogo da época dos catalães, que vão defrontar o FC Porto na final da Supertaça europeia.

Sem Xavi, Piqué, Pedro e Puyol, que não viajaram com a equipa, e com Messi e o chileno Alexis Sánchez de férias, Pep Guardiola teve de recorrer a vários jogadores da segunda equipa, num jogo em que o FC Barcelona esteve irreconhecível.

Apenas Valdés, Andreu Fontàs, Thiago Alcántara, Keita, Afellay e Villa, da primeira equipa, alinharam de início num jogo em que um remate Afellay, aos 23 minutos, duas tentativas de Villa e uma jogada espectacular Thiago Alcantara, perto do intervalo, foram as melhores ocasiões.

Na segunda parte, o treinador do FC Barcelona mudou todos os jogadores, mantendo a proporção entre elementos do plantel principal e da equipa “B”, conseguindo uma melhor exibição, mas menos oportunidades de golo.

Perante cerca de 35 mil espectadores, o Hadjuk Split cumpriu o objectivo de anular o campeão espanhol, que já pensa nos próximos compromissos, como a Taça Audi, na Alemanha, e do périplo norte-americano, antes arranque oficial da temporada.