Depois de 316 jogos como “dono da bola”, o FC Barcelona teve hoje menos percentagem de posse do que o Rayo Vallecano, na goleada em Vallecas (4-0), algo que não acontecia desde 07 de maio de 2008.
Sob o comando do argentino Gerardo Martino, o “Barça” tem sido uma equipa menos “obsessiva” na posse de bola, mas hoje “abusou”, ficando com apenas 49 por cento, uma derrota que não sucedia desde que perdeu por 4-1 com o Real Madrid no Bernabéu, em 2007/2008.
Com Pep Guardiola ou Tito Vilanova, o FC Barcelona mandou sempre na posse de bola, muitas vezes de forma esmagadora, mesmo frente a adversários poderosos.
“Mantemos os nossos ideais de jogo. Estamos a pressionar alto e, talvez, a jogar um pouco mais direto, mas penso que continuamos a conseguir bons resultados”, disse Pedro Rodriguez, que hoje marcou o seu primeiro “hat-trick” pelo “Barça”, em Vallecas.
O outro golo dos catalães foi apontado por Cesc Fàbregas, enquanto o argentino Lionel Messi ficou em “branco”, no seu 250.º encontro na Liga espanhola.