O Real Madrid visita hoje o Barcelona, em partida a contar para a 11.ª jornada do campeonato espanhol, com o Girona, segundo classificado, à espreita do que vai acontecer na Catalunha.

A equipa 'merengue' lidera a LaLiga com um ponto de vantagem sobre o Barça, terceiro classificado, equipa que chega ao dérbi com a convição de que vai poder contar com alguns dos seus melhores jogadores. Peças importantes como Robert Lewandowski, Raphinha, Pedri e Frenkie de Jong não estiveram presentes na quarta-feira na vitória sobre o Shakhtar Donetsk para a Liga dos Campeões.

O 'El Clássico' promete aquecer face aos protestos do Real Madrid para com a arbitragem. "Tenho confiança nos árbitros, às vezes um pouco mais, às vezes um pouco menos", disse o técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, na terça-feira, antes da vitória sobre o Sporting de Braga na Liga dos Campeões. Já Xavi, treinador do Barcelona, saiu em defesa da arbitragem.

“É um momento do futebol espanhol um pouco especial, e até que seja esclarecido vão continuar a haver problemas", acrescentou o treinador italiano em referência ao chamado 'caso Negreira', sobre alegados pagamentos do Barcelona a empresas de um ex-oficial de arbitragem.

"Não gosto que eles (árbitros) sejam pressionados. É um trabalho muito difícil. Eles cometem erros, às vezes a favor, às vezes contra. Temos que ajudá-los", disse por sua vez o técnico do Barça, Xavi Hernández, na terça-feira.

O duelo poderá decidir a liderança do campeonato, caso o Girona tropece, já que se encontra na segunda posição, empatado em pontos com o Real Madrid, que pode dormir como líder isolado na sexta-feira, caso vença o Celta na partida que abre a jornada da La Liga.

A equipa galega tentará somar alguns pontos que a tirem da zona de despromoção frente à equipa que está a ser a grande revelação da época.

Já o Atlético de Madrid recebe o Alavés no domingo e vai lutar pela subida ao 'pódio' do campeonato.