O avançado ganês Kevin-Prince Boateng garantiu nesta terça-feira que chega disposto a tentar "assinar por mais um ano" no Barcelona, embora tenha admitido que não vem para ser titular.

"Eu sabia que eu não vinha aqui para jogar como titular porque há outros jogadores com uma experiência incrível. Venho aqui pela experiência e para ajudar", afirmou Boateng, de 31 anos, na apresentação como novo jogador dos 'blaugrana'.

O avançado da seleção de Gana chega ao Barcelona cedido pelo Sassuolo, de Itália, até o final da temporada com uma opção de compra de oito milhões de euros, algo que o jogador vai tentar tornar realidade.

"Quero jogar bem e assinar por mais um ano aqui. Esse é o objetivo", assegurou Boateng na conferência de imprensa, depois de assinar o contrato e posar para a tradicional sessão de fotos com a camisola do Barcelona em pleno Camp Nou.

Boateng, irmão do jogador da seleção alemã Jerome Boateng, foi contratado para cobrir a vaga deixada em aberto pela saída de Munir El-Haddadi para o Sevilla e servir como substituto de Luis Suárez, que no momento é o único avançado no plantel principal.

O novo reforço mostrou-se feliz por poder dividir o balneário tanto com Suárez como com aquele que será o seu novo capitão: Lionel Messi.

"É uma grande honra, um é o melhor jogador do mundo e o outro um dos melhores avançados do mundo. Se eu puder jogar ao lado deles será um grande presente", disse Boateng.

Jogador com experiência

"Estamos muito contentes por incorporar um novo atleta ao grupo, um jogador com o perfil que estávamos à procura, com experiência e que tem a capacidade de aguentar muitas partidas importantes", elogiou o diretor técnico de futebol do Barcelona, Eric Abidal.

O francês destacou a ampla experiência de Boateng por ter jogado nas ligas inglesa, alemã e italiana, assim como a espanhola, onde atuou pelo Las Palmas na temporada 2016/2017.

Boateng "cumpre com os requisitos que a equipa técnica procurava", afirmou o vice-presidente do Barcelona, Jordi Mestre, insistindo que o jogador tem "uma experiência diferenciada".

O treinador dos catalães, Ernesto Valverde, havia pedido, para substituir Munir, um avançado "que não precise de um processo de adaptação, mas que já conheça a função e que possa jogar imediatamente".

O novo jogador do Barcelona salientou que pode jogar "em posições diferentes, mas agora me sinto muito bem como '9'", uma posição que ocupou especificamente durante a passagem pelo Las Palmas.

O ganês também assegurou que já superou a lesão pélvica que sofreu em dezembro e fez com que ficasse parado durante um mês.

"Estou muito bem. No sábado joguei os 90 minutos pelo Sassuolo", garantiu.

Boateng integra o grupo já na tarde desta terça-feira durante o treino do Barcelna, que na quarta-feira enfrenta o Sevilha na partida da primeira-mão dos quartos de final da Taça do Rei.