O 'caganer' (ou cagador em português) são figuras de pessoas a defecar que se colocam ao lado das figuras tradicionais nos presépios destas regiões mas que progressivamente se têm alargado ao resto de Espanha e até ao estrangeiro.

O futebolista está entre o grupo de cerca de 30 novas figuras do mundo da política, da cultura e do desporto espanhol e estrangeiro que este ano foram criados pela empresa Alós-Pla da pequena localidade de Torroella de Montgri (Girona).

Estreiam-se também este ano personagens infantis e de animação como o Pocoyo, a Hello Kitty e Homer Simpson.
Ronaldo não é o único dos futebolistas em lugar de destaque este ano, partilhando a estreia com atletas como Iniesta e Ibrahimovic e com treinadores como Pep Guardiola (FC Barcelona) e Maradona (Selecção Argentina).

Dani Pedrosa, Tiger Woods, Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Valentino Rossi são outros dos desportistas que foram criados este ano.

No mundo político destaque para as estreias, entre outros, da secretária de Estado norte-americana, Hilary Clinton, da rainha Isabel II, de Inglaterra, e de Fidel Castro, além dos já anteriormente preparados bonecos do Papa e do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Feitos à mão, os bonecos - "personagens simpáticos de tradição típica catalã" - custam cerca de 15 euros e podem ser encomendados online.
Os responsáveis da empresa explicam que a figura do 'caganer' traduz uma homenagem às personagens representadas, já que os pequenos bonecos são "respeitados e queridos" na tradição local.

"Nos presépios do século XVIII eram figuras obrigatórias porque se acreditava que o seu uso abonava a terra do presépio para o ano seguinte e contribuía para melhorar a saúde a tranquilidade do corpo e da alma", explicam.

"Pôr um 'caganer' no presépio traz sorte”, sublinham.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.