A Câmara Municipal de Barcelona cobrou cem mil euros para permitir à empresa desportiva Nike “vestir” a estátua de Cristóvão Colombo com as novas camisolas do FC Barcelona, numa ação que já provocou críticas.

A estátua apareceu na terça-feira com uma grande camisola dos “culés”, numa operação publicitário para promover o equipamento da próxima época e que suscitou a surpresa a muitos turistas que frequentavam a zona do porto.

Em declarações à rádio, o vereador para o urbanismo, Antoni Vives, detalhou as receitas da publicidade e referiu que «ninguém se iria opor se fosse a Nokia, a Seat ou outra marca comercial».

«Estamos a restaurar a estátua de Cristóvão Colombo, o que é caro, e parece-nos bem unir as duas coisas. Não há mais nada por detrás disso», assinalou Vives.

O vereador respondia assim às queixas do presidente do Espanyol, Joan Collet, que mostrou-se incomodado com a ação de vestir a estátua da cidade com as cores do clube rival, dizendo que se «passou das marcas» e que há coisas que «não têm preço».

«Estou a morder a língua. Ninguém pode pensar que em Roma, na Fonte de Trevi, isto aconteça. Nem em Munique, nem em Milão. Estas coisas serem normais, só aqui. E o responsável não é o FC Barcelona, é a Câmara de Barcelona», criticou.