Há poucos anos atrás poucos poderiam imaginar que Gerard Piqué e Sérgio Busquets, dois símbolos do FC Barcelona e da Catalunha, fossem assobiados no seu próprio estádio.

Aconteceu na passada quinta-feira, em partida diante do Villareal. Os dois jogadores entraram no decorrer da segunda parte, altura em que foram 'brindados' com os apupos e assobios dos adeptos 'blaugrana'.

Na raiz desta atitude estão os recentes erros cometidos por ambos os jogadores diante do Inter de Milão e Real Madrid, e que custaram pontos aos 'culés' na Liga dos Campeões e campeonato espanhol.

Por outro lado, Camp Nou fez questão de ovacionar jogadores como Frenkie de Jong, Robert Lewandowski e Jules Koundé, numa partida que o Barcelona venceu por 3-0, com três golos marcados em sete minutos (!).

No final do jogo, o técnico Xavi Hernández fez questão de defender os dois históricos do Barça, e antigos colegas de equipa.

"No Troféu Gamper pedi união e é o momento de estar unidos, plantel, staff, direção, adeptos, meios... Jogue ou não jogue, Piqué é um exemplo no balneário, nem uma má cara em nenhum momento, é um exemplo de capitão e isso as pessoas devem saber", disse Xavi.

É sabido que o treinador Xavi Hernández está a proceder a uma renovação na equipa catalã, algo que também deverá envolver a saída de alguns jogadores históricos do clube. Para além de Piqué e Busquets, também Jordi Alba, outro dos pesos-pesados do clube, não tem sido opção para o treinador catalão, podendo também estar na porta de saída.