O Celta de Vigo, orientado pelo treinador português Miguel Cardoso, foi hoje buscar um ponto ao campo do Alavés (0-0), mas corre o risco de ser ultrapassado pelo Villarreal e descer para o antepenúltimo lugar da liga espanhola.

Apesar de a formação caseira ter criado mais ocasiões de golo do que o Celta de Vigo, o marcador não mexeu, pelo que nenhuma das equipas pode sair desta jornada satisfeita.

O Alavés perdeu a oportunidade de superar o Sevilha - que perdeu hoje em casa com o FC Barcelona (4-2) - na quinta posição, e o Celta (25 pontos, 17.º classificado) pode ser ultrapassado pelo Villarreal, que tem os mesmos pontos mas só joga no domingo, ainda que tenha uma difícil deslocação à casa do Atlético de Madrid.

Mas o grande destaque das partidas de hoje em Espanha foi a vitória do FC Barcelona em Sevilha (4-1), com um 'hat-trick' de Lionel Messi.

Com os três golos hoje apontados, Messi bateu um novo recorde da liga espanhola, tornando-se o jogador que já marcou mais golos a uma equipa. Só para o campeonato, o argentino já fez assinou 28 golos ao Sevilha.

Quem beneficiou da derrota da formação em que atua o avançado português André Silva - que hoje não saiu do banco de suplentes - foi o Getafe, que horas antes tinha batido em casa o Rayo Vallecano por 2-1, com golos de Jaime Mata e Jorge Molina, e com Raul de Tomas a fazer o tento de honra dos visitantes.

Com esta vitória o Getafe ‘roubou’ o quarto lugar da liga espanhola ao Sevilha.