Por ocasião do grande 'clássico' do futebol espanhol, marcado para sábado, o diário Marca recorreu aos dados das pesquisas no Google para criar uma infografia que demonstra a popularidade dos dois grandes astros do futebol por esse mundo fora. Analisando o mapa ao detalhe, é possível tirar conclusões interessantes no que toca à projeção de Ronaldo e Messi em cada continente.

Comecemos pela Europa e, em concreto, por Espanha. No país onde as duas estrelas mais brilham, o português leva uma ligeira vantagem: 55% das pesquisas contra 45% para o argentino do Barcelona. Logo ao lado, em Portugal, a vantagem do craque do Real Madrid é clara…e previsível. No seu país natal, Ronaldo conta com 81% das pesquisas, contra os 19% de Messi.

Ronaldo conta, aliás, com uma considerável vantagem por toda a Europa. Em França soma 60% das pesquisas (sempre em comparação com Messi) e no Reino Unido atinge os 62%. Na Alemanha chega aos 60%, em Itália aos 55% e nos países escandinavos também bate o argentino 'aos pontos': 63% na Noruega, 62% na Suécia, 52% na Finlândia. Na imensa Rússia os dois jogadores estão em igualdade, nos 50%.

Já concluímos então que na Europa, continente onde Ronaldo nasceu e joga até hoje, é o português que domina. Nos outros continentes, porém, a vantagem não é tão clara. Na América do Norte, por exemplo, Ronaldo também vence, mas por margens menores: 56% no Canadá e 54% nos Estados Unidos.

Também na América do Sul a vantagem vai para o português, mesmo sendo este o continente que deu ao mundo Lionel Messi. Para isso muito contribui a grande popularidade de Ronaldo no Brasil, mas aqui há uma questão que deve ser tida em conta: o Google colocou frente a frente as pesquisas pelos nomes 'Ronaldo' e 'Messi', e como se sabe o português Cristiano Ronaldo não é o único Ronaldo famoso no mundo do futebol, muito menos no Brasil. Tendo isso em conta, a pesquisa por 'Ronaldo' leva o 'troféu' de forma esclarecedora: 71% das pesquisas, em comparação com o nome 'Messi'.

Na Argentina, como seria de prever, o domínio vai para 'La Pulga': 74% das pesquisas, contra apenas 26% das pesquisas relacionadas com Ronaldo. O português leva, porém, vantagem em países como Colômbia (58%), Perú (51%) ou Chile (51%). Além da Argentina, Messi vence na Venezuela, Suriname ou Guiana Francesa.

Também na Ásia a popularidade de Ronaldo é clara, com vantagens na China (57%), Índia (56%) ou Coreia do Sul (52%). O Japão, por outro lado, é de Messi: 56% para o argentino, contra 44% de Ronaldo. No Médio Oriente está tudo bastante equilibrado: Ronaldo leva vantagem na Arábia Saudita, Messi no Iémen e Omã.

Até agora, então, a vantagem clara em termos de popularidade na Internet vai para Cristiano Ronaldo, mas há um continente que se rende a Lionel Messi: África. O pequeno argentino é um fenómeno de popularidade no continente africano e bate Ronaldo na maior parte dos países, incluindo o país mais populoso, a Nigéria (52%). Ainda assim, o português vence em popularidade nos países lusófonos. Em Angola soma 56%, em Moçambique 58% e em Cabo Verde 59%.

Por fim, a Oceânia. Aqui Ronaldo recupera a vantagem. Na Austrália o português vence com 62% contra 38% e no antípoda de Portugal, a Nova Zelândia, leva a melhor com 58% contra 42%.

Os termos mais pesquisados

Além deste "mapa mundo de popularidade", os dados do Google revelam ainda os termos utilizados pelos internautas espanhóis quando pesquisam pelos dois grandes astros de La Liga.

No caso de Ronaldo, as expressões mais pesquisadas são "fotos de Ronaldo", "Cristiano Ronaldo 2014" e "sapatilhas de Ronaldo", mas o "salário de Ronaldo" também não fica longe.

Já no caso de Messi, os internautas parecem esperar uma transferência do astro argentino para Inglaterra a qualquer dia. Isto porque a expressão mais pesquisada é, simplesmente, "Messi Chelsea". No segundo lugar surge "Messi, o filme" e no terceiro "Quanto mede Messi". Já agora, fica a resposta: o argentino mede 1,7 metros.