Um artigo publicado domingo no jornal francês 'Le Parisien' conta que Lionel Messi poderia ter trocado o FC Barcelona pelo Real Madrid quando ainda alinhava nas camadas jovens.
Na base do referido artigo do 'Le Parisien' estão palavras do jornalista espanhol Guillem Balague, biógrafo de Lionel Messi, que revelou um episódio no qual o atual craque do PSG quase trocou o Barça pelo arquirrival espanhol.
Segundo Balague, a tal esteve muito próximo de acontecer em 2001, quando Javier Pérez Farguell era o responsável pelo futebol do Barça e começou a avaliar todos os contratos firmados com os jovens da 'cantera' do clube.
Ao olhar para o vínculo de Messi, achou estranho que um jovem de apenas 14 anos ter já na altura um salário por temporada de 100 milhões de pesetas (moeda que ainda era usada em Espanha na altura) por temporada.
Assim, Farguell reuniu-se com Jorge Messi, pai e empresário do atacante, e na conversa terá proposto uma redução drástica do vencimentos do então jovem atleta, por considerar o contrato de 100 milhõs de pesetas anuais "um escândalo".
"Quem é que ele pensa que é? O Maradona? Vamos parar com isto e ele que regresse à Argentina", terá dito o dirigente blaugrana.
A família de Messi ter-se-á revoltado e tal revolta chegou aos ouvidos de Jorge Valdano, lendário ex-atacante argentino que na altura ocupava o cargo de diretor de futebol do Real Madrid.
De acordo com Balague, Valdano reuniu-se mesmo com Jorge Messi e disse que oferecia um salário ainda maior do que os 100 milhões de pesetas que o jovem já ganhava no Barça. No entanto, o ídolo merengue afirmou que não queria uma "guerra nos tribunais" com o clube catalão e salientou que só assinaria com Messi se este estivesse livre no mercado e chegasse a um acordo de rescisão com a formação catalã.
Não terá, dessa forma, chegado a haver uma proposta oficial por parte do Real Madrid, de acordo com o biógrafo, mas o pai de Messi terá acabado por usar a aproximação dos 'merengues' na reunião seguinte com o Barcelona.
"Se vocês não querem manter o contrato, então acho que vamos para o Real Madrid", terá dito Jorge Messi a Javier Pérez Farguell. Ao ouvir isto, a direção do Barcelona pensou duas vezes e, como se costuma dizer, o resto é História...
Comentários