Este sábado, Real Madrid e Barcelona enfrentam-se no sempre entusiasmante El Clásico. O apito inicial está marcado para as 20h00.

O vencedor do aguardado El Clásico deste sábado ficará temporariamente no topo da Liga, numa altura em que a temporada chega à sua fase decisiva. Tanto o Real Madrid como o Barcelona entram em jogo no Estádio Alfredo di Stefano em excelente forma. Afinal, nenhum dos dois perde um jogo da La Liga desde meados de janeiro.

Histórico

O Real Madrid venceu os dois últimos clássicos na La Liga: 3-1 em Camp Nou em outubro passado e 2-0 no Bernabéu na temporada passada, quando colocou um ponto final numa série de quatro vitórias do Barcelona naquele estádio.

Os merengues, agora lideram o histórico de confrontos diretos por 74 a 72, com 35 empates desde a primeira partida disputada em 1929/1930. O atual presidente do Barcelona, Joan Laporta, sempre gostou do El Clasico - com a equipa catalã a ganhar sete e empatar dois dos 14 encontros durante o seu primeiro mandato.

As restrições da COVID-19 deixam os adeptos fora do Alfredo di Stefano, que receberá um El Clásico pela primeira vez, a casa temporária do grupo de Zidane enquanto o Estádio Santiago Bernabéu está em obras.

Forma do Barcelona

O Atlético de Madrid liderou a classificação da La Liga nos últimos meses, mas a equipa de Diego Simeone tem tropeçado recentemente, nomeadamente com a derrota por 0-1 em Sevilha no último fim de semana. Este desaire permitiu que o Barcelona ficasse a apenas um ponto da liderança, ao vencer o Real Valladolid por 1-0 na última segunda-feira em Camp Nou.

O capitão dos blaugrana, Lionel Messi, atingiu a sua melhor forma e tem agora 23 golos e oito assistências em 26 jogos na La Liga em 2020/2021. Messi acelerou desde a pausa de inverno, com 16 desses golos a acontecer em 2021. O argentino tem um recorde 18 golos e nove assistências em 28 El Clásico’s na carreira, embora o seu último golo frente ao Real Madrid tenha sido marcado em 2018.

Ousmane Dembélé foi o autor do importante golo da partida do Barça contra o Valladolid, com um belo remate final, marcando o seu quinto tento na temporada. Aliás, 18 jogadores do clube culé já marcaram nesta edição da La Liga, incluindo Sergiño Dest, que fez um bis na recente vitória por 6-1 sobre o Real Sociedad.

Forma do Real Madrid

O Real Madrid, por sua vez, está três pontos atrás, na terceira posição, mesmo com a vitória por 2-0 em casa sobre o Eibar no fim de semana passado, somando nove vitórias e dois empates nos últimos 11 jogos da La Liga, e sendo ainda o atual campeão da competição.

Karim Benzema entra em jogo na melhor forma da sua carreira: o avançado francês marcou oito golos nos seus últimos seis jogos na La Liga, e tem 18 no total na temporada. O médio Casemiro também teve grande influência,  com cinco golos e duas assistências até ao momento, incluindo uma excelente assistência para o golo inaugural de Marco Asensio frente ao Elche. Asensio e Vinicius Júnior (duas vezes) marcaram na vitória do clube de Madrid por 3-1 nos quartos da Liga dos Campeões sobre o Liverpool, no Alfredo di Stefano, na última terça-feira.

As equipas

Ambos os treinadores tiveram que lidar com lesões durante toda a temporada de 2020/2021.

Zidane volta a ficar sem Sergio Ramos e Dani Carvajal, enquanto Raphael Varane fica de fora por estar infetado com COVID-19. Por outro lado, o médio Fede Valverde e o avançado Eden Hazard podem voltar aos eleitos do Real Madrid.

Koeman espera receber o versátil Sergi Roberto e o central Gerard Piqué no El Clásico deste sábado, embora Philippe Coutinho e Ansu Fati continuem ausentes.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.